DIRIGIDA PELO TÉCNICO espanhol Roberto Martinez, de 49 anos, que comandou a Bélgica nas duas últimas Copas do Mundo, a seleção de Portugal tenta hoje (17) a terceira vitória consecutiva nas eliminatórias da Eurocopa de 2024, ao receber a Bósnia-Herzegovina, no Estádio da Luz, em Lisboa, com previsão de 65 mil torcedores. Portugal lidera o Grupo J, de onde sairão os dois primeiros para a fase final, entre 14 de junho e 14 de julho, na Alemanha, sede pela primeira vez.

CRISTIANO RONALDO, aos 38 anos, é a referência da seleção, capitão e artilheiro com 122 gols, mas Portugal não terá o atacante Gonçalo Ramos, do Benfica, com estiramento muscular. O goleiro Diogo Costa, de 23 anos, do FC Porto, ganhou a posição, desbancando Rui Patrício, de 35 anos, da Roma. 9º do ranking da Fifa, Portugal participa pela 9ª vez. É a 1ª vez que a Bósnia-Herzegovina disputa as eliminatórias e seu destaque é o artilheiro Edin Dzeko, de 37 anos, da Inter de Milão. O italiano Davide Massa, de 41 anos, será o árbitro.

                     TÉCNICO PORTUGUÊS VENCE ALEMANHA

COM O GOL DE CABEÇA do zagueiro Jakub Kiwier, do londrino Arsenal, a seleção da Polônia, dirigida pelo técnico português Fernando Santos, ex-zagueiro de 68 anos, venceu a Alemanha por 1 x 0, na noite de ontem (16), no Estádio Nacional da capital Varsóvia. O jogo marcou a despedida do meia Jakub Blaszczykowski, de 37 anos, após 109 jogos, depois de encerrar a carreira no Borussia Dortmund, da Alemanha.

SEM ESTÁDIO adequado, a seleção de Gibraltar, território ultramarino britânico da costa Sul da Espanha, manda seus jogos em Portugal, onde perdeu ontem (16) para a França por 3 x 0, no estádio de Algarve. Giroud, Mbappé e Mouelhi (contra) fizeram os gols do jogo em que os vice-campeões do mundo mantiveram 100% de aproveitamento na liderança do Grupo B. 2ª feira (19) a França joga com a Grécia, no estádio de Saint Denis, nos arredores de Paris.

O ÁRBITRO ESPANHOL Antonio Mateu Lahoz, de 46 anos, será homenageado pela União Europeia de Futebol, 2ª feira (19), ao apitar França x Grécia, depois de duas Copas do Mundo, último jogo de sua carreira. Lahoz estreou em 8 de fevereiro de 2011 no 1 x 1 entre os Sub-20 de Itália x Inglaterra, e 2016, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, apitou Brasil 0 x 0 África do Sul, na abertura dos Jogos Olímpicos.

A INGLATERRA goleou Malta por 4 x 0, gols de Alexander-Arnold, Callum Wilson, Kane, de pênalti, e Apap (contra), no Estádio Ta ‘ Qali, na capital Valeta, em jogo em que a seleção maltesa sequer deu um chute em gol. Malta é um dos países mais estratégicos da Europa, arquipélago da região central do Mediterrâneo, entre a Sicilia, maior ilha do Mediterrâneo, e a costa Norte da África. A seleção inglesa, do técnico Gareth Southgate, lidera o Grupo C com 100%.

O PONTA JHON ARIAS, do Fluminense, deu assistência para o gol do atacante Mateo Cassierra, do Zenit da Rússia, no 1 x 0 da Colômbia sobre o Iraque, no amistoso de ontem (16), no Estádio Mestalla, do Valencia. Dirigida pelo técnico argentino Nestor Lorenzo, ex-zagueiro de 57 anos, a seleção colombiana está invicta com 5 vitórias e 2 empates, e o próximo amistoso será 3ª feira (20) com a Alemanha, na Arena Veltins, em Gelsenkirchen.