Escolha uma Página

Muita emoção e aplausos marcaram a solenidade da condecoração de Jorge Jesus, na tarde desta última segunda-feira (30) de 2019, no salão nobre do Palácio Nacional de Belém, em Lisboa. O primeiro técnico português, campeão brasileiro e da Libertadores, fez muito esforço para conter as lágrimas, ao receber do presidente da República a Ordem Infante Dom Henrique, o mais elevado prêmio honorífico do país.

COMPARAÇÃO – O presidente Marcelo Rebelo de Sousa, de 71 anos, exaltou o trabalho de Jorge Jesus, de 65, comparando-o ao Infante Dom Henrique“É uma projeção semelhante à do Infante, através dos oceanos, conseguindo feitos notáveis e elevando o nome de Portugal em outro continente, tão importante e expressivo quanto o que vivemos”.

HONRA – O presidente da República portuguesa destacou também a contribuição, em termos sociais, no trabalho do técnico do Flamengo, ainda que em momento algum da homenagem tenha citado o nome do clube: “Honra-me conceder essa condecoração pela conquista em um país da grandeza do Brasil, estado-irmão que nos é muito querido”.

EMOCIONAL – O presidente Marcelo Rebelo de Sousa, que já condecorou mais de uma centena de homenageados, citou também o aspecto emocional da homenagem: “Jorge Jesus conseguiu em tão pouco tempo no Brasil, graças ao apoio do clube, conquistas que estavam distantes há muitos anos. Os corações voltaram a bater com muita força”.

COMUNIDADE – Marcelo Rebelo de Souza, ao lado do primeiro-ministro Antonio Costa, não esqueceu de ressaltar o traço de união Brasil-Portugal: “Há um fato muito importante a ser realçado: Jorge Jesus conseguiu elevar o nome de Portugal no Brasil, país do futebol, onde está uma das maiores comunidades portuguesas no mundo”.

FINALMENTE, ao entregar a cruz pétra da condecoração ao técnico, a quem abraçou com visível emoçãoo presidente Marcelo Rebelo de Sousa disse: “Impossível terminar esta homenagem, que nos alegra e toca o coração, sem assinalar também a identificação muito emocional dos portugueses, que vibraram com as vitórias, mesmo sem pertencer a esse clubeJorge Jesus foi breve:”Estou feliz por esse reconhecimento, senhor presidente”.

Foto: AP Photo/Armando Franca