Portugal estreou na Liga das Nações de 2018 ganhando (1 x 0) da Itália em jogos oficiais, o que não acontecia desde 1957, nas eliminatórias para a sexta Copa do Mundo, em 1958 – a primeira das cinco que o Brasil conquistou -, quando a Itália não conseguiu se classificar. A vitória de Portugal foi pelo placar categórico de 3 x 0, gols dos atacantes Vasques, Teixeira e Matateu. A vitória de ontem (10) foi diante de 64 mil torcedores no estádio da Luz, tratado pelo Benfica como A Catedral.
ANDRÉ SILVA – Sem Cristiano Ronaldo, que pediu dispensa, o atacante André Silva, de 22 anos, do Sevilha, emprestado pelo Milan, foi a figura central e autor do gol do jogo, logo aos dois minutos do segundo tempo. Ele completou o cruzamento da esquerda de Armindo Bruma, ponta de 23 anos, nascido na Nova Guiné e naturalizado desde que estreou na seleção portuguesa sub-15.
André Silva – autor do gol – teve estreia auspiciosa na temporada 2018-2019 na Espanha, marcando três gols nos 4 x 1 do Sevilha sobre o Rayo Vallecano, no estádio Vallecas. Portugal já poderia ter saído para o intervalo em vantagem, mas Bernardo Silva, William Carvalho e Mário Rui não aproveitaram as boas chances de gol.
HOMENAGEM – O zagueiro alagoano Pepe, naturalizado português, ganhou muitos aplausos dos torcedores ao receber antes do jogo a placa de prata pelos 100 jogos que completou com a seleção, marcando sete gols. Pepe é de Maceió, tem 35 anos e jogou de 2001 a 2007 no Marítimo e Porto, antes de sair para o Real Madrid, que defendeu de 2007 a 2017, com 15 gols em 334 jogos. Atualmente joga na Turquia pelo Besiktas.
DONNARUMA – Na renovada seleção italiana do técnico Roberto Mancini, um destaque: Gianluigi Donnaruma, goleiro de 19 anos, 1,96m, titular do Milan com 126 jogos desde 2015. Ele teve excelente atuação, com defesas daquelas consideradas impossíveis. Foi o mais jovem da história do futebol italiano em 100 anos a jogar pela seleção.
PORTUGAL fará o segundo jogo pela Liga das Nações dia 11 de outubro, na cidade de Chorzow, com a seleção da Polônia, que estreou empatando (1 x 1) com a Itália. O técnico Fernando Santos, mantido após a Copa do Mundo de 2018, disse que o trabalho de renovação da seleção portuguesa vai continuar com muita determinação.
Foto: Site RTP