CRISTIANO RONALDO DEIXOU PORTUGAL MAIS PERTO DA OITAVA COPA DO MUNDO e ampliou seus números extraordinários, ao marcar três gols na vitória por 5 x 0 sobre Luxemburgo, na noite desta terça (12), diante de 20 mil torcedores, lotação completa do Estádio do Algarve, na fronteira dos concelhos de Faro e Loulé. O Grupo A é liderado pela Sérvia com 17 pontos, mas Portugal, com 16, tem menos um jogo e todas as condições de conseguir a vaga direta.

PORTUGAL SERÁ VISITANTE nos últimos jogos das eliminatórias, em novembro, com o Azerbaijão, no Estádio Olímpico da capital Baku, e com a Irlanda, no Estádio Aviva da capital Dublin. Portugal já saiu para o intervalo com 3 x 0 em 10 minutos, com Cristiano Ronaldo marcando de pênalti, aos 8 e aos 13, e Bruno Fernandes fazendo o terceiro aos 18, com chute cruzado. Quarto e quinto gols, de cabeça, de João Palhinha aos 24 e Cristiano Ronaldo aos 42. Faltam seis gols para Cristiano Ronaldo completar 800.

COMEMORAÇÃO À CRISTIANO RONALDO – Ao marcar o quarto gol, completando de cabeça o escanteio de Bruno Fernandes, o volante João Palhinha comemorou à Cristiano Ronaldo, que achou muita graça na imitação e correu para abraçá-lo: “Foi algo que me ocorreu no momento” – resumiu Palhinha, lisboeta de 26 anos, campeão português 2020-2021 pelo Sporting. Ele tem o nome mais extenso da seleção: João Maria Lobo Alves Palhares Costa Palhinha Gonçalves. 

CRISTIANO RONALDO chegou ao décimo hat-trick (três gols no mesmo jogo), ao completar 115 gols pela seleção, e como destacou, “honrado e orgulhoso por ser o capitão”. O atacante de 36 anos é recordista de jogos (182) pela seleção, seguido do meia João Moutinho (140), do ex-atacante Luis Figo (127), do zagueiro Pepe (122), brasileiro, naturalizado português, e do ponta Nani (112), atualmente no Orlando City da Liga dos Estados Unidos.

RUI PATRÍCIO, GOLEIRO NOTÁVEL de 33 anos, 1,91m, foi festejado pelos companheiros e comissão técnica, ao entrar no grupo seleto dos com 100 jogos pela seleção, desde a estreia em 17 de novembro de 2010, na goleada (4 x 0) em amistoso com a Espanha. Natural de Marrazes, na região de Leiria, Rui Patrício formou-se no Sporting de Lisboa e ganhou três vezes a Taça e a Supertaça de Portugal, a Eurocopa e a Liga das Nações. Atualmente joga na Roma.

PRESENTE DE 67 ANOS – Os jogadores dedicaram a vitória ao técnico Fernando Santos como presente de aniversário, dois dias após completar 67 anos (10/10/54). Ele assumiu em setembro de 2014, ganhou a Eurocopa 2016 e a Liga das Nações 2019, e em 2022 completará a terceira Copa do Mundo. A seleção dos 5 x 0 desta terça (12) teve Rui Patrício, João Cancelo, Pepe, Ruben Dias e Nuno Mendes; João Palhinha (Ruben Neves), João Moutinho (João Mario) e Bruno Fernandes (Mateus Nunes); Rafael Silva (Rafael Leão), Cristiano Ronaldo(cap) e Bernardo Silva (Gonçalo Guedes).

TROPEÇO DA LÍDER – No estádio de Wembley, nos arredores de Londres, a Inglaterra, líder do Grupo I com 20 pontos, era favorita, mas só empatou nesta terça (12) com a Hungria, que abriu o placar com o gol de pênalti do ponta Roland Sallai, de 24 anos, que joga no alemão Freiburg. O zagueiro John Stones, de 26 anos, do Manchester City, empatou ainda no primeiro tempo. Vice-líder do Grupo, com 17 pontos, a Polônia venceu a Albânia por 1 x 0, em Tirana, capital albanesa.

Foto: SIC Notícias