O TÉCNICO FERNANDO SANTOS surpreendeu, ao deixar Cristiano Ronaldo na reserva e só o colocar em campo aos 15 minutos do 2º tempo, no 1 x 1 com a Espanha, na noite desta 5ª feira (2), na estreia das duas seleções na Liga das Nações 2022-23. O artilheiro de Portugal substituiu o paraibano Otávio, de 27 anos, naturalizado em 2019, e no FC Porto desde 2014, comprado do Internacional de Porto Alegre, por 5 milhões de euros. 

CRISTIANO RONALDO pouco acrescentou, e sequer participou do gol de empate de Ricardo Horta, de 27 anos, ponta do Sporting de Braga, que aproveitou bem o cruzamento do lateral João Cancelo, do Manchester City, aos 36 minutos. Álvaro Morata havia feito o gol da Espanha aos 24 do 1º tempo, e o lateral Jordi Alba perdeu o gol da vitória, no último lance, cabeceando para fora, com o gol vazio, o rebote do goleiro Diogo Costa.

ESPANHA 1 x 1 PORTUGAL refletiu bem o equilíbrio do jogo, assistido por 41.236 pagantes no estádio Benito Villamarin, em Sevilha, com arbitragem do inglês Michael Oliver, que marcou 15 faltas da Espanha, com três amarelos, e 14 faltas de Portugal, com cinco amarelos. Cada seleção criou 8 chances de gol e 5 escanteios. Portugal faz os dois próximos jogos no estádio José Alvalade, em Lisboa, domingo (5) com a Suíça, e 5ª feira (9), com a República Checa, que venceu a Suíça por 2 x 1 e lidera o Grupo 2.

A LIGA DAS NAÇÕES é o terceiro torneio criado pela União Europeia de Futebol, depois da Liga dos Campeões de clubes e do Europeu de seleções, para substituir amistosos, que se tornaram sem atrativo. A Liga das Nações de 2022 está sendo disputada no meio do ano para preencher o espaço da Copa do Mundo, que este ano será realizada excepcionalmente no fim do ano, devido ao calor intenso no Catar. 

AS SEMIFINAIS E A FINAL, EM JOGO ÚNICO, só no meio de 2023. Bom lembrar: na 1ª Liga das Nações, em 2019-2020, Portugal venceu a Holanda por 1 x 0, gol de Gonçalo Guedes, no estádio do Dragão, no Porto. Na 2ª, em 2020-2021, a França ganhou de virada da Espanha por 2 x 1. A 3ª Liga dos Campeões, com a fase de grupos recém-iniciada, só será decidida em junho de 2023.

DE CERTA FORMA, a criação da Liga das Nações diminuiu a chance de amistosos da seleção brasileira com seleções europeias. Por isso, a seleção brasileira só consegue amistosos inexpressivos como o desta 5ª feira (2), em que goleou a Coreia do Sul por 5 x 1, na capital Seul, com dois de pênalti de Neymar, e Richarlison, Philippe Coutinho e Gabriel Jesus. Na próxima 3ª (7), o Brasil jogará com o Japão, em Tóquio.

ESPANHA – Unai Simon, Azpilicueta, Diego Llorente, Pau Torres e Jordi Alba; Soler (Koke), Busquets e Pablo Gavi (Marcos Llorente); Ferran Torres (Dani Olmo), Alvaro Morata (Raul de Tomás) e Sarabia. O técnico Luis Enrique Martinez, ex-meia de 52 anos, campeão no Real Madrid e no Barcelona, e ouro olímpico com a seleção em 1992, mostra-se otimista com a evolução da seleção, que classificou para a Copa de 2022.

PORTUGAL – Diogo Costa, João Cancelo, Danilo, Pepe e Guerreiro; Bernardo Silva, João Moutinho (Ruben Neves) e Bruno Fernandes (Mateus Nunes); Rafael Leão (Ricardo Horta), Otávio (Cristiano Ronaldo) e André Silva (Gonçalo Guedes). Portugal só ganhou 6 dos 39 jogos com a Espanha, que venceu 16, registrando-se nesta 5ª feira (2) o 17º empate.

A LIGA DAS NAÇÕES terá na sequência confrontos de seleções bem cotadas para a Copa do Mundo: nesta 6ª feira (3), Bélgica x Holanda, em Bruxelas; sábado (4), Itália x Alemanha, em Bologna; 3ª feira (7), Alemanha x Inglaterra, em Munique; dia 11, Inglaterra x Itália, em Wembley, e dia 14, Alemanha x Itália, em Monchengladbach. Embora não vá à Copa pela 2ª vez consecutiva, a Itália se mantém entre as bem cotadas, mesmo depois da derrota para a Argentina por 3 x 0.

INFIDELIDADE – Além de Espanha 1 x 1 Portugal, jornais espanhóis continuam destacando a separação da cantora e dançarina colombiana Shakira, de 45 anos, que viveu 12 anos com o zagueiro Gerard Piqué, de 35 anos, do Barcelona, porque ela o flagrou numa casa noturna com Suzy Cortez, ex-miss Bumbum, mãe do meia Pablo Gavi, de 17 anos, revelação do Barcelona. Shakira e Piqué são pais de Milan, de 9, e Sasha, de 7 anos.

Foto: Lance! /  CRISTINA QUICLER / AFP