CLASSIFICADO invicto em 1º lugar do Grupo 1 da Liga das Nações, com 14 pontos, 4 vitórias e 2 empates, Portugal promoveu mais três estreias no 1 x 1 da noite desta 2ª feira (18) com a Croácia, que ficou com o 2º lugar, no estádio Poljud, sob temperatura de 11 graus na cidade croata de Split.
DESDE QUE LANÇOU o zagueiro Gonçalo Inácio, em 23 de março de 2023, quando estreou no comando da seleção portuguesa, o técnico espanhol Roberto Martinez promoveu 13 estreias. No 1 x 1 de hoje (18) com a Croácia, as do zagueiro Tomás Araújo, 22 anos, do Benfica, que se lesionou e foi substituído por Dalot, e do atacante Fábio Silva, 22 anos, do escocês Rangers.
O PONTA GEOVANY QUENDA, 17 anos e 202 dias, poderia ter estabelecido hoje (18) o recorde de estreante mais jovem da seleção, mas o técnico adiou seu lançamento. Com isso, o ex-ponta Paulo Futre, hoje aos 58 anos, dos raros que jogaram nos três grandes – Sporting, Benfica e Porto -, continua com o recorde de 17 anos e 205 dias.
PORTUGAL TEM TUDO para se aproximar, na Copa do Mundo de 2026, do melhor desempenho de sua história nas Copas, o do 3º lugar em 1966, quando também teve, pela única vez, o artilheiro, Eusébio, com 9 gols. Bom lembrar: o técnico da seleção das quinas era o carioca Oto Martins Glória, 12 vezes campeão no Benfica, Sporting e Belenenses.
PORTUGAL liberou Cristiano Ronaldo do jogo de hoje (18) com a Croácia. O gol foi de João Félix, do londrino Chelsea, após bela assistência do meia Vitinha, do PSG. Depois do empate, no 2º tempo, com Josko Gvardiol, lateral do City, a Croácia mandou duas bolas na trave, e o goleiro José Sá, do Wolverhampton, penúltimo da Premier League, impediu a virada.
IMPRESSIONANTE o fôlego do meia croata Luka Modric, 39 anos, há 12 anos no Real Madrid – 540 jogos, 39 gols, 27 títulos, Bola de Ouro da Copa do Mundo de 2018 -, com outra atuação notável no 1 x 1 de hoje (18) com Portugal. Saiu aplaudido de pé, ao ser substituído aos 39 do 2º tempo. Sua precisão nos passes oscila entre 80 e 85%.
PORTUGAL, Espanha, França e Alemanha, que ainda joga amanhã (19) com a Hungria, classificaram-se em 1º, ficando em 2º Croácia, Itália, Holanda e Dinamarca. O sorteio de 6ª feira (22), na sede da União Europeia de Futebol (Uefa), na cidade suíça de Nyon, definirá os confrontos das quartas de final da Liga das Nações, em 20 e 23 de março.
Fotos: Damir Sencar / AFP, @MadridXtra e Onefootball