Escolha uma Página

O ARTILHEIRO Cristiano Ronaldo não participará hoje (17) do último amistoso de Portugal com a Nigéria, no estádio José Alvalade, do Sporting de Lisboa, antes da estreia na Copa do Mundo, 5ª feira (24), com a seleção de Gana. O atacante está em recuperação de indisposição gástrica contraída há três dias.

O TÉCNICO Fernando Santos utilizará todas as cinco substituições do amistoso e a novidade será Antonio Silva, zagueiro de 19 anos do Benfica, o mais novo dos 26 convocados. O mais velho, o zagueiro Pepe, de 39 anos, em Portugal desde 2001 e com 128 jogos pela seleção, desde 2007, também participará do amistoso.

A SELEÇÃO PORTUGUESA viaja amanhã (18), e depois da estreia com Gana, jogará com Uruguai e Coreia do Sul, dirigida pelo técnico português Paulo Bento. O técnico Fernando Santos, de 68 anos, completará 100 jogos no comando da seleção portuguesa, ao estrear na Copa 2022.

A ESPANHA, do técnico Luis Enrique Martinez, realiza hoje (17) o último amistoso, no Estádio Internacional de Aman, com a seleção da Jordânia, que nunca conseguiu se classificar para a Copa do Mundo. No Grupo E, os espanhóis estrearão dia 23 com a Costa Rica e depois jogarão com a Alemanha e o Japão.

A SUÍÇA, segundo adversário do Brasil, faz hoje (17) com a seleção de Gana o último amistoso, no estádio Al Nahyan, em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos. A seleção suíça não joga desde 27 de setembro, quando o técnico Vladimir Petkovic saiu para dirigir o Bordeaux, que o demitiu em um mês por maus resultados.

NA COPA, A SUÍÇA será dirigida por Murat Yakan, ex-zagueiro de 48 anos. Depois da estreia com Camarões, dia 24, os suíços jogarão com o Brasil e a Sérvia. Já a seleção de Gana, realiza o 18º amistoso, após 5 vitórias, 5 empates, 7 derrotas, e estreará dia 24 com Portugal. Depois, os adversários serão Coreia do Sul e Uruguai.

SEM O CAPITÃO e artilheiro Lewandowski, a Polônia se despediu dos torcedores com vitória por 1 x 0 sobre o Chile, na noite de ontem (16), na Pepsi Arena, em Varsóvia. O gol, aos 35 do 2º tempo, foi do atacante Piatek, de 27 anos, da Salernitana, emprestado pelo Hertha Berlim. 

O MEIA VIDAL, do Flamengo, fez boa apresentação na seleção do Chile, que não conseguiu vaga na Copa, ao terminar em 7º nas eliminatórias. A Polônia disputará a 9ª Copa e sua melhor classificação foi o 3º lugar, ao vencer o Brasil por 1 x 0 em 1974, e a França por 3 x 2 em 1982.

VITÓRIA MAGRA da Alemanha por 1 x 0 sobre Oman, no estádio Sultão Qaboos, da cidade portuária de Mascate, capital do Sultanato de Oman. O gol, aos 35 do 2º tempo, foi de Niclas Fullkrug, atacante de 29 anos do Werder Bremen, vice-artilheiro do Campeonato Alemão com 10 gols.

O WERDER BREMEN sempre produziu artilheiros: Rudi Voeller, das Copas de 86, 90 e 94, artilheiro do Alemão de 1983, e Miroslav Klose, maior artilheiro das Copas com 16 gols. O clube teve também um artilheiro brasileiro, o paraibano Ailton, com 28 gols, artilheiro e campeão alemão 2003-2004, que entre 98 e 2004 marcou 106 gols em 214 jogos pelo Werder Bremen.

O MÉXICO PERDEU ontem (16) para a Suécia por 2 x 1, no último amistoso antes da Copa, no estádio Montilivi, em Girona, cidade do Nordeste da Espanha. O meia Uriel Antuna acertou a trave no ataque mais perigoso do México no 1º tempo. A Suécia fez 1 x 0, gol do meia Marcus Rohden, do Frosinone, da Série B da Itália, e o México empatou com Alexis Vega, meia do Club Guadalajara.

O MEIA MATTIAS SVANBERG, de 23 anos, do alemão Wolfsburgo, fez o gol da vitória sueca aos 39 do 2º tempo com chute rasteiro da entrada da área. Dirigido pelo argentino Gerardo “Tata” Martino, ex-meia de 59 anos, o México estreia 3ª (22) com a Polônia. A Suécia foi eliminada na repescagem das eliminatórias pela Polônia.

Fotos: Divulgação / RTVE