ENQUANTO O PORTO foi goleado em casa e o Benfica só está na Liga Europa, Portugal vibra com o futebol do Sporting, 100% na fase de grupos da Liga dos Campeões, com duas vitórias, cinco gols marcados e nenhum sofrido. O Sporting impôs a primeira derrota de 2022 ao Tottenham, que não perdia há 13 anos.

LÍDER DO GRUPO D, o time do técnico lisboeta Ruben Amorim, ex-meia de 37 anos, mostrou-se em nível superior desde o início, mas só conseguiu a vitória nos minutos finais. O 1º gol foi de cabeça de Paulinho, natural de Barcelos, aos 45, e o 2º, do mineiro Artur Gomes, ex-Santos, comprado há dois meses do Estoril Praia.

O GOLEIRO FRANCÊS Hugo Lloris, de 35 anos, 1,88m, há 11 anos no Tottenham, impediu que o atual vice-líder do Campeonato Inglês sofresse derrota mais ampla. Lloris está na história do futebol como um dos quatro goleiros campeões do mundo como capitão de seleção, na conquista da Copa de 2018 na Rússia.

O SPORTING mostrou esquema eficiente com três zagueiros: o português Gonçalo Bernardo, de 21 anos; o uruguaio Sebastian Coates, de 31 anos, capitão da equipe, e o brasileiro Mateus Reis, paulista de 27 anos, que completou 150 jogos, comprado do Rio Ave. O goleiro espanhol Antonio Adan, de 35 anos, comprado do Atletico de Madrid em 2020, também teve bom desempenho.

O RENDIMENTO ofensivo do Tottenham, que escalou o inglês Harry Kane, artilheiro da última Copa do Mundo, bem centralizado, com o apoio do sul-coreano Son e do brasileiro Richarlison, foi bem neutralizado pela marcação compacta do Sporting. O técnico italiano Antonio Conte, do Tottenham, elogiou Ruben Amorim.

OS JOGADORES do Sporting dedicaram a vitória ao lateral espanhol Pedro Porro, que completou 23 anos e foi ovacionado pelos torcedores leoninos no estádio José Alvalade, uma das joias da arquitetura portuguesa. O Sporting é o destaque das edições dos jornais portugueses desta 4ª feira (14).

GOLEADO NA ESTREIA pelo Napoli por 4 x 1, no Sul da Itália, o Liverpool se reabilitou e venceu ontem (13) o Ajax, tricampeão holandês, por 2 x 1, que havia goleado o Rangers por 4 x 0. Apesar da vitória, o técnico alemão Jurgen Klopp não se mostrou muito empolgado com o rendimento.

O EGÍPCIO SALAH, que não marcava há quatro jogos, abriu o placar aos 17, com assistência do português Diogo Jota, que recebeu lançamento longo do goleiro Alisson. O meia ganês Kudus empatou aos 27, com uma bomba no ângulo, e o gol da vitória, aos 43, foi do zagueiro camaronês Joel Matip, de cabeça.

A SEGUNDA RODADA da fase de grupos da Liga dos Campeões será disputada hoje (14), com nove jogos: Milan x Dinamo Zagreb, Chelsea x Salzburg, Real Madrid x Leipzig, Manchester City x Borussia Dortmund, Copenhague x Sevilha, Juventus x Benfica, Maccabi Haifa x PSG, Shakhtar x Celtic e Rangers x Napoli.

Foto: Trivela