COM DOIS GOLS DO MEIA PEDRO GONÇALVES, SÓ CONHECIDO EM PORTUGAL PELO APELIDO DE “POTE”, o Sporting venceu o alemão Borussia Dortmund por 3 x 1, na noite desta 4ª (24), no estádio José Alvalade, em Lisboa, e se classificou em 2º lugar do Grupo C para o mata-mata das oitavas de final da Liga dos Campeões. É apenas a segunda vez que o Sporting consegue a vaga, desde a temporada 2008-2009. O 1º do grupo é o Ajax, campeão da Holanda.

POTINHO, POTE – Nascido Pedro Antonio Pereira Gonçalves, em 28 de junho de 1998, em Vidago, distrito de Vila Real, ganhou o apelido de potinho, aos 9 anos, porque comia muito, era baixinho e gordinho. No Sporting de Braga, em 2015, passou a ser chamado de pote, apelido que pegou. Levado pelo técnico Nuno Espírito Santo, jogou no Valencia, e depois no inglês Wolverhampton. É do Sporting de Lisboa desde agosto de 2020.

FULMINANTE – O campeão português teve início fulminante, acuando o vice-líder da Bundesliga no próprio campo, mas só conseguiu abrir o placar aos 30 minutos, com o primeiro gol de Pote, que nove minutos depois marcaria o segundo, levando os torcedores leoninos ao delírio. O jovem goleiro suíço Gregor Kobel, de 23 anos, 1,95m, evitou que o Borussia sofresse mais gols no primeiro tempo, com quatro defesas daquelas chamadas de impossíveis.

PERDEU CHANCE – Pote perdeu a chance de seu primeiro hat-trick na Champions, ao bater fraco o pênalti que o goleiro rebateu, mas o ponta espanhol Pedro Porro, de 22 anos, emprestado pelo Manchester City, aproveitou o rebote e fez de cabeça o terceiro gol, aos 36. Porro está nos planos do Real Madrid para a próxima temporada. Quando o atacante holandês Donyell Malen, de 22 anos, fez o gol do Borussia, o árbitro apitou o final do jogo.

BEM FALTOSO – Sporting 3 x 1 Borussia Dortmund foi muito pegado e o árbitro espanhol Carlos del Cerro Grande, além de marcar 25 faltas (14 do Sporting), fez 8 advertências com cartão amarelo (6 do Sporting) e aplicou cartão vermelho direto na expulsão do meia alemão Emre Can. O técnico lisboeta Ruben Amorim, de 36 anos, provocou gargalhadas na sala de imprensa, ao responder como será, se tiver que jogar com o Bayern Munique nas oitavas de final: “Aí é rezar”.

AJAX 100% – Maior campeão holandês com 35 títulos, o Ajax foi um dos que conseguiram o 1º lugar com 100% de aproveitamento (5 jogos, 5 vitórias), junto com o Bayern Munique e o Liverpool, ao vencer de virada, fora de casa, o Besiktas, na Arena Vodafone, em Istambul, na Turquia, por 2 x 1. O atacante africano Sébastien Haller, que estava reserva, marcou os dois gols e passou a dividir a artilharia com Robert Lewandowski, do Bayern Munique, com 9 gols.

INTER EM 2º – Com os gols do atacante bósnio Edin Dzeko, de 35 anos, a Internazionale, campeã italiana, garantiu pelo menos o 2º lugar do Grupo D, ao vencer o lanterna e já eliminado Shakhtar, campeão da Ucrânia, por 2 x 0, no estádio Giuseppe Meazza, em Milão. Com 10 pontos, a Inter decidirá o 1º lugar com o Real Madrid, com 12, dia 7 de dezembro, no estádio Santiago Bernabeu, em Madrid. No turno, em Milão, Real Madrid 1 x 0, gol do ex-santista Rodrygo.

Foto: O Jogo