Preso desde o dia 4, quando jantava no mais luxuoso hotel de Assunção, Ronaldinho Gaúcho virou a maior atração da Agrupación Especializada, a penitenciária da capital do Paraguai, enquanto a justiça negou três recursos interpostos por sua defesa para que passe à prisão domiciliar até o julgamento. Ele e o irmão Roberto Assis foram detidos no aeroporto por uso de passaporte falso e a situação continua complicada para os dois.

O PRÊMIO – No torneio dos detentos, Ronaldinho e equipe ganharam como prêmio um leitão de 16 kg, após a conquista do torneio em campo de terra batida, nos fundos da cadeia. As versões são desencontradas. Uma, a de que ele marcou cinco gols e deu seis assistências. Outra, a de que, apesar da pouca liberdade – bem própria do ambiente -, só teria feito três gols e dado cinco assistências. O prêmio inédito: um leitão de 16 km, servido no almoço.

SORTEIO – Os detentos estão organizando outros torneios de futsal das equipes Sport Pitufo, Negro Cumbiero, Sport Espada e Halcones, e em qual delas Ronaldinho vai jogar só o sorteio dirá. Uns detentos querem que o sorteio seja com moeda; outros, com dado, e os que preferem par ou ímpar. O canal ABC Color TV pediu autorização ao diretor do presídio para filmar o sorteio e, se possível, transmitir os jogos em que Ronaldinho participe.

EXIGÊNCIA – Antes mesmo do sorteio, os líderes das equipes que disputarão o torneio – com um leitão ainda mais gordo, acima de 20 kg, como prêmio -, já fizeram um acordo em reunião: Ronaldinho não pode fazer gol. Eles só pode dar passes e dribles sofisticados, de preferência com muito efeito, como nos tempos áureos de sua notável carreira profissional. Ronaldinho concordou.”AUTORIDADES” – As equipes que disputarão o torneio não serão formadas só por detentos comuns, mas pela própria polícia prisional e também por agentes que cumprem sentenças com mais de 35 anos de detenção. Eles são tratados pelos demais detentos como “autoridades”. Ronaldinho é o único dos detentos que usa camisa regata e boné. Ele tem vários, um deles com a imagem de Fidel Castro, que admirava.

ANIVERSÁRIO – Outro fato inédito na vida de Ronaldinho: nascido em Porto Alegre, em 21 de março de 1980, o ex-craque vai comemorar 40 anos no próximo sábado, junto com os colegas detentos na penitenciária de Assunção. Até ontem (14) havia aumentado para 15 os acusados no caso que investiga a entrada ilegal no Paraguai, com passaportes falsos, de Ronaldinho e seu irmão Roberto Assis, que é mais retraído na cadeira.

BOM LEMBRAR – Ronaldinho foi um dos brasileiros mais idolatrados pelos torcedores do Barcelona, que defendeu de 2003 a 2008, marcando 94 gols em 207 jogos, além de exibições extraordinárias lembradas até os dias atuais em videos do clube. Ronaldinho ganhou status de Embaixador do BarcelonaeMessi diz que aprendeu muito com ele. Na carreira de 1998 a 2015, o time em que mais jogou (776 vezes) e mais fez gol (278) foi o FC Barcelona, de 2003 a 2008.

Foto: DOL – Diário Online