O VASCO ANTECIPOU à torcida o presente de aniversário de 125 anos, que comemora amanhã (21), com a terceira vitória sem sofrer gol como mandante, no 1 x 0 sobre o Atlético Mineiro, com mais de 50 mil torcedores, neste domingo (20), no Maracanã. O gol foi do atacante mineiro Serginho, de 28 anos, logo aos 4 minutos, aproveitando rebote do goleiro Everson, em cabeçada do argentino Pablo Vegetti, após cruzamento sob medida do lateral paulista Lucas Piton.

O VASCO MANTEVE o 18º lugar com 16 pontos, com a quarta vitória, terceira sem sofrer gol como mandante, mas se a virada do Santos (2 x 1 no Grêmio), 17º com 21, e a goleada do Bahia (4 x 0 no Bragantino), 16º com 22, não foram favoráveis, a derrota do Coritiba (3 x 2 para o Flamengo), 19º com 14 pontos, ajudou. assim como a virada do Fluminense (3 x 1 no América Mineiro, 20º com 10 pontos). O Vasco voltou a mostrar evolução, com atuação mais consistente.

A TORCIDA DO VASCO, mais uma vez, cumpriu bem a sua parte, fazendo uma festa belíssima na apresentação de Payet, que recebeu a camisa 10 das mãos de Valentina, neta de Roberto Dinamite, maior ídolo e artilheiro da história de 125 anos do clube. O meia francês voltou a mostrar o quanto estava feliz com tanto carinho. Na conta da fidelidade dos torcedores, R$3.034.502,00, com 49.345 pagantes, 53.540 presentes, em um domingo esplendoroso no Maracanã.

ASSIM QUE O VASCO entrou em campo, de camisa branca com a faixa diagonal preta, sentiu-se o alto astral da torcida, antevendo que o time faria boa exibição e voltaria a vencer. O garoto Guilherme Gandra Moura entrou de mãos dadas com Gabriel Pec, que já o havia visitado no hospital, quando se restabeleceu de um coma de duas semanas, provocado pela epidermólise bolhosa, doença genética rara. Pec deixou bem evidente sua emoção e felicidade.

Comemoração de Pec

LEO JARDIM, Robson (Gabriel Dias e depois Maicon), Medel, Leo e Lucas Piton; Zé Gabriel, Paulinho e Praxedes; Serginho (Rossi), Pablo Vegetti (Ferreira) e Gabriel Pec – o Vasco do técnico argentino Ramon Diaz, substituído na área técnica por seu filho e assistente Emiliano Diaz, por cumprir suspensão. No próximo jogo, domingo (27), em São Paulo, com o vice-líder Palmeiras, o Vasco não contará com o zagueiro Leo, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

EVERSON, Saravia (Pedrinho), Jemerson, Lemos e Arana; Battaglia (Patrick), Otávio, Edenilson e Gomes (Vargas); Paulinho (Alan Kardec) e Hulk – o Atlético Mineiro, 11º com 27 pontos, orientado na 7ª derrota pelo assistente Carlos Pracidelli, devido à suspensão do técnico Luiz Felipe Scolari. O Atlético já havia perdido para o Vasco (2 x 1), na abertura do campeonato, sábado, 15 de abril, no Mineirão.

SAL GROSSO NA VIRADA DO SANTOS

DEPOIS DE OITO jogos com portões fechados, o Santos voltou a ter público na Vila Belmiro, com muito sal grosso no entorno do estádio, e ganhou de virada (2 x 1) do Grêmio, que teve o lateral Reinaldo e o técnico Renato Portaluppi expulsos. O argentino Franco Cristaldo fez o gol do Grêmio aos 3 minutos do 2º tempo, e o venezuelano Soteldo, que estava na reserva, deu assistência para os gols de Marcos Leonardo, aos 18, e do argentino Julio Furch, aos 44 minutos.

FOI A SEGUNDA vitória de virada da rodada de abertura do returno, a primeira do Santos e a 21ª em 197 jogos do Brasileiro de 2023. O ex-goleiro uruguaio Rodolfo Rodriguez, hoje aos 67 anos, campeão paulista de 1984, ano em que foi comprado do Nacional por 120 mil dólares, emprestados por Pelé, esteve durante a semana no CT Rei Pelé, a convite do técnico Diego Aguirre, e elevou o astral dos jogadores.

O GOLEIRO paulista Jhon Victor, de 27 anos, voltou ao Santos, depois de emprestado ao Internacional, e viaja na próxima semana para a Espanha, onde disputará a Série B pelo Valladolid, clube de Ronaldo Fenômeno. Santos 2 x 1 Grêmio, na reabertura da Vila Belmiro, com ingressos promocionais, rendeu R$442.022,50, com 12.933 pagantes. Na 21ª rodada, o Santos visitará o Atlético no Mineirão, domingo (27), e no mesmo dia o Grêmio receberá o Cruzeiro.

Fotos: Metrópoles, André Durão e Trivela e Raul Baretta/Santos