O empresário Luis Filipe Vieira, de 71 anos, presidente do Benfica em sucessivas reeleições desde 2003, está entre os dezessete acusados pelo Ministério Público de Portugal pela prática de corrupção ativa e passiva; abuso de poder e de funções; recebimento de vantagem indevida; falsificação de documentos; fraude fiscal e lavagem de dinheiro. O caso continua sob investigação do Departamento de Estado dos Estados Unidos, revela o jornal A Bola em sua edição desta quinta (1).

OPERAÇÃO LEX – Em sua reeleição mais recente, em setembro de 2020, quando obteve 62% dos votos, Luis Filipe Vieira afirmou ao tomar posse que o sexto mandato seria o último, e mostrando-se bem desconfortável com o andamento da Operação Lex, que aborda falta de transparência e corrupção, garantiu que renunciaria, caso as investigações o considerem culpado. Outro acusado, Rui Rangel, antigo juiz do Tribunal da Relação de Lisboa, por possíveis vendas de sentenças, foi afastado do cargo.

SEM PÚBLICO – Embora a pandemia da Covid mantenha evolução estável, o primeiro-ministro Antonio Costa, de 59 anos, reafirmou hoje (1) que os eventos esportivos em Portugal continuarão com as portas fechadas: “As autoridades sanitárias dizem que a aglomeração cria problemas e temos que evitá-los, preservando a saúde da população”. 

RECOMEÇO – Após a pausa de duas semanas para os jogos das eliminatórias para a Copa do Mundo, o Campeonato Português recomeça amanhã (2) com Nacional x Portimonense, na Madeira. Sábado (3), o vice-líder Porto, com 54 pontos, joga no estádio do Dragão com o Santa Clara, sétimo com 32. Terceiro com 51 pontos, o Benfica recebe o lanterna Marítimo, com 21, segunda (5), no estádio da Luz, e no mesmo dia, o líder Sporting, único invicto com 64 pontos, visita o Moreirense, oitavo com 30 pontos.

QUER SAIR – Depois de perder a posição para Helton Leite, mineiro de 30 anos, ex-Botafogo, o goleiro Odysseas Vlachodimos, alemão-grego de 26 anos, que era titular desde maio de 2018, disse hoje (1) que quer sair do Benfica, embora ainda tenha dois anos de contrato. Por coincidência, o clube anunciou que o nome dele está na lista dos negociáveis. Helton Leite, filho do ex-goleiro João Leite, recordista de jogos (684) com a camisa do Atlético Mineiro, revelou que queria ser meio-campo, mas por influência da mãe, Eliana, ex-jogadora de vôlei do Minas, mudou de ideia, e de posição.

ARTILHEIRO – Rodrigo Pinho, de 29 anos, artilheiro  no Bangu e Madureira, depois de quatro temporadas no Marítimo, da Madeira, disputará 2021-22 pelo Benfica. Nascido na Alemanha, enquanto o pai Nando, artilheiro no Bangu e Flamengo, jogava no Hamburgo, Rodrigo Pinho está em Portugal desde 2015, e é o quarto artilheiro, com 9 gols, faltando nove rodadas para o final do campeonato, junto com o iraniano Mehdi Taremi, do Porto. O artilheiro é Pedro Gonçalves, do Sporting, com 15.

SELEÇÃO – A liderança de Portugal no Grupo A das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022 é destacada pelos jornais de Lisboa com acentuado otimismo para a Eurocopa de junho e julho, em que defenderá o título de campeão. Portugal voltou à final em 2016, ganhando (1 x 0) da França, doze anos após perder a decisão de 2004, pelo mesmo placar, para a Grécia. Igual em pontos (7) com a Sérvia, Portugal lidera pelo saldo de gols (3 a 2). 

AMISTOSO – Antes do reinício das eliminatórias, dia 1 de setembro com a Irlanda do Norte, a seleção portuguesa fará amistoso de preparação para a Eurocopa com a Espanha, dia 4 de junho, no Estádio Olímpico de La Cartuja, em Sevilha. A Espanha lidera o Grupo B, com 7 pontos, mesma pontuação de Portugal no Grupo A; da França no Grupo D; da Bélgica no Grupo E e da Turquia no Grupo G. Portugal está tentando a vaga para participar pela oitava vez da Copa do Mundo.

Foto: A Lei em Campo