O atacante iraniano Alireza Jirandeh, de 26 anos, 1,85m, marcou aos 41 do segundo tempo o primeiro gol de bicicleta de 2020 do Campeonato Inglês, evitando que o Brighton, décimo quarto com 24 pontos, sofresse a nona derrota consecutiva para o Chelsea, quarto com 36 pontos, desde 1983. O gol foi classificado como “bela pintura”.

PROMESSA – Cinco minutos antes de ser chamado pelo técnico Graham Potter, o atacante iraniano disse a outro colega reserva: “Vou empatar o jogo”. E cumpriu bem a promessa, marcando o segundo gol em 28 jogos pelo time da agradável Brighton, cidade à beira mar, a uma hora de Londres. Um gol de bicicleta em alto estilo, belíssimo, repetido pela BBC.

CANDIDATO – É apenas o primeiro gol de belíssima feitura de 2020, mas Alireza Jirandeh, nome da cidade onde nasceu no Irã, está já inscrito como sério candidato ao prêmio Puskas do gol mais bonito do ano. Foi apenas seu segundo gol em 28 jogos pelo Brighton, após ter sido artilheiro do Campeonato Holandês,, com 21, em 2017-18, pelo AZ, da cidade de Alkmaar. Alireza disputou a Copa do Mundo de 2014 no Brasil pelo Irã.

100 JOGOS – Os 30 mil torcedores do estádio Amex, na Vila Falmer, em Brighton, ficaram em silêncio quando o lateral-direito Cesar Azpilicueta, de 30 anos, espanhol de Pamplona, fez o gol do Chelsea, aos 10 do segundo tempo, em seu centésimo jogo consecutivo como capitão do time. Duas vezes campeão inglês, em 2014-15 e 2016-17, Azpilicueta fez apenas seu gol 11 em 363 jogos pelo Chelsea, que defende desde 2012.

GOLS BRASILEIROS – No Etihad Stadium, o Manchester City venceu (2 x 1) o Everton, de Liverpool, em jogo de três gols brasileiros, todos no segundo tempo. Gabriel Jesus marcou aos 6 e aos 13, e Richarlison aos 36. O árbitro Andre Marriner marcou 11 faltas de cada time e os quatro cartões amarelos que aplicou foram em jogadores do Everton.

TRÊS MESES DEPOIS – Foi o tempo que a torcida do Arsenal, de Londres, teve que esperar pela vitória do time em casa, após quatro rodadas sem ganhar, na primeira vitória do técnico espanhol Mikel Arteta, nesta quarta (1), sobre o Manchester United. O marfinense Nicolas Pépé fez um gol e o outro foi do zagueiro grego Sokratis, antes campeão no Milan e no Borussia Dortmund.

LESÃO GRAVE – O atacante Wesley, de 23 anos, do Aston Villa, mineiro de Juiz de Fora, pode ficar longo tempo afastado, após a lesão grave que sofreu com a tesoura do zagueiro inglês Ben Mee, do Burnley, no joelho direito, no jogo desta quarta (1). Wesley fez o primeiro gol da vitória (2 x 1), após 12 jogos sem marcar, desde outubro.

Foto: CRHoy.com