Escolha uma Página

O PSG está de volta à semifinal da Liga dos Campeões da Europa, depois de 25 anos, com a virada (2 x 1), em três minutos, sobre a Atalanta, na noite desta quarta (12), no estádio da Luz, em Lisboa. A vaga na final será decidida com o vencedor de Leipzig x Atlético de Madrid, a semifinal desta quinta (13), no estádio José Alvalade, em Lisboa. Em 94-95, o PSG perdeu na semifinal – 1 x 0 e 2 x 0 – para o Milan, derrotado (1 x 0) na final pelo Ajax, que ganhou a Champions pela quarta vez.

BEM MELHOR – PSG foi bem melhor que o Atalanta, mesmo saindo em desvantagem para o intervalo, com o gol do atacante croata Mario Pasalic, de 25 anos, um dos destaques do time italiano, com 12 gols e 7 assistências na temporada 2019-2020. Neymar perdeu duas chances incríveis, logo aos três minutos, frente a frente com o goleiro, chutando à esquerda, após grande arrancada desde o grande círculo, e aos 26, isolando de canhota, ao aproveitar bola mal atrasada pelo zagueiro Hateboer.

GRANDE VIRADA – O PSG cresceu com a entrada de Mbappé, que ficou fixo na esquerda, após substituir o espanhol Pablo Sarabia aos 15 do segundo tempo. Neymar iniciou a jogada do gol de empate, lançando o camaronês Choupo-Moting, que cruzou da linha de fundo para o paulistano Marquinhos, jogando de volante, empatar de pé esquerdo, na pequena área, aos 45. Foi de Mbappé, em cruzamento de pé esquerdo da linha de fundo, que Choupo-Moting fez o gol da virada, na pequena área, aos 48.

O HERÓI DA VAGA – Ainda que Neymar, Mbappé e Marquinhos tenham se destacado, o herói da vaga do PSG na semifinal foi Eric Maxim Choupo-Moting, de 31 anos, 1,90m, nascido na cidade portuária alemã de Hamburgo, filho de mãe alemã e de pai camaronês, nacionalidade que adotou para defender a seleção, como na Copa de 2014 no Brasil, e pela qual já marcou 16 gols. Ele jogou no Hamburgo, Mainz e Schalke-04, no inglês Stoke-City FC e está no PSG desde 2018.

BOAS CHANCES – Neymar poderia ter aumentado seu bom desempenho na temporada 2019-2020, com 19 gols e 10 assistências em 25 jogos, mas perdeu boas chances. Foi bem marcado como sempre, mas teve fôlego para chegar ao fim inteiro e ser um dos melhores do jogo, mesmo sem gol. Outra boa atuação foi a do zagueiro Tiago Silva, de 35 anos, que ganhou todas as divididas, inclusive no alto, com o colombiano Duvan Zapata, de 29 anos, 1,86m, que acabou substituído.

42 FALTAS – O árbitro inglês Anthony Taylor, de 41 anos, muito seguro, marcou 42 faltas, 13 do PSG. A Atalanta cometeu o maior número de faltas (29) em um só jogo da atual Champions League e teve seis advertidos com cartões amarelos: Djimsiti e Freuler no primeiro tempo; Marten De Roon, Palomino, Duvan Zapata e o zagueiro brasileiro Rafael Toloi, por falta em Mbappé. Os três advertidos do PSG, todos no segundo tempo, Juan Bernat, Ander Herrera e Paredes.

COTAÇÃO – A virada do PSG sobre a Atalanta aumentou a cotação do heptacampeão francês na Champions. O time disputará a semifinal com o vencedor de Manchester City x Lyon – sábado (15) -, com 57% de chance de ser finalista, enquanto a cotação da equipe inglesa, do técnico Guardiola, é de 37%. A semifinal PSG x City ou Lyon será terça (18). A Atalanta não conseguiu repetir o feito do espanhol Villarreal, em 2005-2006, quando se tornou o único estreante a chegar à semifinal. 

SEMIFINALISTAS – Keylor Navas (Sergio Rico), Kehker, Tiago Silva e Juan Bernat; Marquinhos, Ander Herrera (Draxler), Gueye (Paredes) e Sarabia (Mbappé); Neymar e Mauro Icardi (Choupo-Moting). O técnico alemão Thomas Tuchel, de 46 anos, assistiu sentado no isopor, e quando se levantava, precisava usar muletas para se apoiar, depois de torcer o tornozelo, que está com proteção. O goleiro Keilor Navas saiu com dores musculares na coxa, mas terá tempo de se recuperar para a semifinal do dia 18.

SÓ EMPOLGAÇÃO – Nasser Al-Khelaifi, presidente do PSG, disse após a vitória: “Neymar e Mbappé nunca sairão do clube”Khelaifi, de 46 anos, ex-tenista profissional, é dono de uma fortuna calculada em três bilhões de dólares e amigo pessoal do chefe do fundo de riqueza dos maiores investimentos do Catar, que o fez presidente do PSG. Bom lembrar: ao tirar Neymar, doBarcelona, o PSG pagou a multa rescisória de 222 bilhões de dólares, cash, que segue sendo a maior transação do futebol.

SEM TRISTEZA – A Atalanta recebeu com naturalidade a eliminação em sua primeira participação na Champions League. O técnico Gian Piero Gasperini, de 62 anos, continuará com o trabalho ainda mais prestigiado pelo presidente Antonio Percassi, de 67 anos, ex-jogador e na presidência desde 2010, após o primeiro mandato entre 90 e 94. Percassi é um empresário multimilionário do ramo de cosméticos em várias cidades italianas.

NÚMEROS MARCANTES – Foi a melhor campanha da Atalanta, que terminou em terceiro no campeonato e com a mais alta média de gols da temporada: 2.41, por jogo: 116 em 48 jogos, ataque mais positivo do Italiano, com 98 gols em 38 jogos. O clube vai completar 113 anos dia 17 de outubro e é de Bergamo, cidade da Lombardia, ao Nordeste de Milão, região ainda muito abalada pela morte de quase 20 mil habitantes, vítimas da Covid-19.

Fotos: site oficial e Facbook do PSG