ATLÉTICO MINEIRO e PALMEIRAS disputam na noite desta última terça (28) de setembro, no Mineirão, a vaga na decisão da Libertadores 2021 com o Flamengo, amplo favorito amanhã (29), no Equador, depois de vencer o Barcelona por 2 x 0, no Maracanã. O Palmeiras tem a vantagem do empate com gol, pelo gol fora de casa, e outro 0 x 0 leva a decisão aos pênaltis. O Atlético Mineiro foi campeão pela única vez em 2013. O Palmeiras tenta o título pela terceira vez.

CAMPANHAS – O Atlético assegurou o direito de fazer o jogo de volta em casa, com a melhor campanha na fase de grupos, com 16 pontos, 5 vitórias, 1 empate. Nas oitavas de final eliminou o Boca, seis vezes campeão, e nas quartas de final o River, quatro vezes campeão. O atacante Diego Costa teve problema muscular na coxa no jogo de ida e o técnico Cuca deve escalar o chileno Eduardo Vargas ao lado de Hulk, que perdeu pênalti, na trave, no jogo em São Paulo.

SEGUNDA VEZ – O Palmeiras tenta ganhar a Libertadores pelo segundo ano consecutivo, após vencer o Santos por 1 x 0, na decisão de 2020 no Maracanã. O técnico português Abel Ferreira comemorou o primeiro título no Brasil, em final tensa com o Santos, dirigido pelo paranaense Cuca, hoje querendo levar o Atlético à segunda decisão, após vencer o Olímpia, do Paraguai, nos pênaltis (4 x 3), em 2013, em Belo Horizonte.

O PALMEIRAS também fez boa campanha na fase de grupos, terminando em primeiro no A, com 15 pontos, 8 vitórias, 2 empates e a derrota (4 x 3) para o argentino Defensa y Justicia. Após ganhar a Libertadores 2020, o Palmeiras perdeu a Supercopa Sul-Americana para o Flamengo; a Recopa Sul-Americana para o Defensa y Justicia e o Campeonato Paulista para o Santos. Resta ao time, em 2021, tentar ser finalista da Libertadores e ganhar o Campeonato Brasileiro.

SUL-AMERICANA – Amanhã (29), além de Barcelona x Flamengo, outra decisão para o futebol brasileiro, a da primeira vaga para a final da Copa Sul-Americana. O Bragantino tem a vantagem do empate com o Libertad, no Paraguai, e quinta (30), em Curitiba, o Athletico Paranaense pode perder por um gol para o Peñarol. As finais da Sul-Americana e da Libertadores serão em 20 e 27 de novembro, no estádio Centenário, em Montevidéu, capital do Uruguai.