CORINTHIANS E SÃO PAULO iniciam as semifinais na noite de hoje (25), para saber quem vai decidir com Flamengo ou Grêmio a Copa do Brasil de 2023, que poderá, pela primeira vez, ter os mesmos finalistas do ano anterior. Vice-campeão de 2022, derrotado nos pênaltis pelo Flamengo, o Corinthians foi campeão em 1995, 2002 e 2009. O São Paulo tenta o título inédito, 23 anos após perder para o Cruzeiro a única decisão de que participou, em 2000.
CORINTHIANS E SÃO PAULO já se enfrentaram 356 vezes, desde a primeira, em 25 de maio de 1930, mas pela Copa do Brasil o jogo da noite de hoje (25), na Arena Corinthians, será apenas o terceiro. Por coincidência, os dois primeiros foram pelas semifinais, em 2002, ano em que o Corinthians ganhou a primeira Copa do Brasil, eliminando o São Paulo pelo escasso saldo de um gol: ganhou por 2 x 0, em 24 de abril, e perdeu por 2 x 1, em 1 de junho.
NA HISTÓRIA RECENTE do Majestoso, como o clássico é tratado, há um tabu que o São Paulo não consegue quebrar, o de vencer na Arena Corinthians. Desde a inauguração, no domingo, 18 de maio de 2014, quando o Figueirense venceu o Corinthians pelo Campeonato Brasileiro por 1 x 0, gol do meia Giovanni Augusto, aos 2 minutos do 2º tempo, Corinthians e São Paulo já se enfrentaram 17 de vezes na Arena Corinthians, com 10 vitórias do Corinthians e 7 empates.
O MOMENTO É MAIS FAVORÁVEL ao Corinthians, sem perder há cinco jogos, mas o São Paulo está em posição mais confortável no Campeonato Brasileiro, 6º com 25 pontos e 7 vitórias, enquanto o Corinthians é 15º com 16 pontos e 4 vitórias. O Corinthians, com a equipe completa, ficou no 0 x 0 com o Bahia, sábado (22), na Arena Fonte Nova, e o São Paulo poupou os titulares e perdeu para o Cuiabá por 2 x 1 na Arena Pantanal.
O SÃO PAULO terá o retorno do lateral Rafinha, de 37 anos, que voltou da Alemanha, após participar da festa dos 10 anos da tríplice coroa do Bayern Munique, que defendeu entre 2011 e 2019, em 266 jogos, com seis gols, e ganhou 18 títulos, sendo sete consecutivos de campeão alemão. O técnico Dorival Junior só não anunciou quem formará a zaga com o equatoriano Arboleda, embora Lucas Beraldo, de 19 anos, esteja mais cotado que Diego.
O CORINTHIANS tem duas dúvidas no meio-campo, depois que o carioca Renato Augusto, de 35 anos, e o paraguaio Matias Rojas, de 27 anos, saíram do 0 x 0 com o Bahia com dores no pé. Ruan pode ser o substituto de Renato Augusto e Giuliano, o de Rojas. O técnico Vanderlei Luxemburgo contará com a volta do atacante Roger Guedes, que cumpriu suspensão no Brasileiro. Wilton Sampaio, goiano de 41 anos, será o árbitro da noite na Arena Corinthians.
GRÊMIO x FLAMENGO PODE TER CHUVA
O PRIMEIRO Grêmio x Flamengo das semifinais da Copa do Brasil será amanhã (26), com previsão de chuva, ventania e temperatura de 11 graus, em Porto Alegre. O Grêmio conta com a volta do meia paraguaio Matias Villasanti, recuperado de dores musculares, e do atacante uruguaio Luis Suarez, ainda se queixando de dores no joelho, ambos poupados do 1 x 0 sobre o Atlético Mineiro, na noite de sábado (22), na Arena Grêmio.
O FLAMENGO só não poderá contar com o meia Gerson, suspenso pela expulsão no jogo das quartas de final com o Athletico Paranaense, e com o volante chileno Eric Pulgar, em recuperação de dores musculares na coxa. Depois de se livrar da derrota no Maracanã para o então lanterna América Mineiro, o técnico argentino Jorge Sampaoli criou clima desfavorável entre os torcedores ao classificar de caótica a atuação do time, que perdeu a vice-liderança para o Grêmio.