Foto: Lucas Merçon/ FFC
Com a quinta vitória de 1 x 0 em quinze jogos em casa, o Fluminense manteve o nono lugar com 40 pontos em 30 jogos, ao derrotar o Atlético Mineiro na tarde deste domingo (21), no Maracanã. Foi a primeira vitória do técnico Marcelo Oliveira, depois de sete derrotas e quatro empates, nos confrontos com o técnico Levir Culpi, de volta ao Atlético, com o objetivo de reestruturar o elenco para a campanha de 2019. O único título de campeão brasileiro do Atlético foi em 1971, dirigido por Telê Santana (26/7/1931 – 21/4/2006).
PÊNALTI NA TRAVE – Depois de se livrar de um pênalti – do goleiro Julio Cesar no atacante Chará – que o lateral Fabio Santos chutou na trave esquerda, logo no primeiro minuto do segundo tempo, o Fluminense foi mais organizado e objetivo que o Atlético e chegou à vitória, aos 17, com o gol do canhoto Luciano, no canto esquerdo de Victor, após o passe de Everaldo. Luciano é goiano de Anápolis, 25 anos, 1,80m, e 25% dos seus direitos econômicos são do Corinthians.
EXPULSÃO – O Fluminense jogou os minutos finais com menos um, devido à expulsão do atacante Mateus Alessandro, que substituiu Everaldo, quatro minutos após o gol, por levar o braço à cara do zagueiro Iago Maidana, em disputa de bola pelo alto. O árbitro Jean Pierre Lima, da Federação Gaúcha, teve atuação correta. O público no estádio Nilton Santos voltou a ser decepcionante em jogo do Fluminense: R$81.545,00. 4.130 pagantes.
OITAVA EM CASA – Dos 15 jogos em casa, o Fluminense obteve a oitava vitória – quinto 1 x 0 -, em sete jogos sem sofrer gol. Como mandante, o time empatou três jogos – todos 1 x 1 – e perdeu quatro, sem fazer gol. O Fluminense é nono com 40 pontos – 11 vitórias, 7 empates, 12 derrotas e saldo negativo de 4 gols (31 a 35). Antes do jogo de sábado (27) com o Santos, o jogo de ida da Sul-Americana com o Nacional do Uruguai, quarta (24), de novo no estádio Nilton Santos.
OITAVA FORA – O Atlético Mineiro sofreu a décima derrota, oitava como visitante – quarta sem fazer gol – e terminará a trigésima rodada em sexto lugar – 46 pontos, 13 vitórias, 7 empates, 10 derrotas -, 47 gols marcados e 35 gols sofridos. Seu próximo jogo só na segunda-feira (29), na Arena Castelão, em Fortaleza, com o Ceará.