Escolha uma Página

VINICIUS JUNIOR abriu e fechou com chave de ouro, marcando o primeiro e o último gol dos 5 x 3 do Real Madrid no Al-Hilal, e tornou-se o sexto brasileiro a ganhar o prêmio de melhor jogador do Mundial da Fifa, na decisão deste sábado (11), no estádio príncipe Moulay Abdullah, em Rabat, capital do Marrocos.

VINICIUS FOI O 3º a ganhar o prêmio de melhor do Mundial jogando em clube estrangeiro, depois do zagueiro Thiago Silva em 2021 pelo Chelsea, e do meia Kaká, em 2007 pelo Milan. Cassio ganhou em 2012, ano do último Mundial de um clube brasileiro: Corinthians 1 x 0 Liverpool. Edilson, também do Corinthians, em 2000,  Rogerio Ceni, do São Paulo, em 2005.

“BAILA VINI”, com essa frase, uma torcedora do Flamengo, que estendeu a bandeira rubro-negra no ponto mais próximo do gramado, emocionou o atacante, que ao final do jogo tirou a camisa 20 e a ofereceu de presente. A torcedora resumiu: “Gosto quando ele comemora os gols dançando”.

VINICIUS, CRAQUE DO MUNDIAL de 2022, adiado devido à pandemia, revela que mudou os hábitos alimentares para aumentar o desempenho, trocando feijão, arroz e bife por frango, com proteínas que protegem as fibras musculares; salmão, atum e sardinha, ricos em nutrientes que previnem as lesões e acalmam o sistema nervoso.

O CAMPEÃO E CRAQUE DO MUNDIAL também incluiu na dieta vegetais de folhas verdes, como acelga, brócolis e couve, que contêm magnésio e ajudam a relaxar os músculos, além de serem necessários para a formação dos glóbulos vermelhos. Além de não fumar, Vinicius também não toma refrigerante nem bebida alcoólica.

NO PÓDIO DOS CAMPEÕES, Vinicius Junior fez a foto com o troféu de Craque do Mundial ladeado pelo meia uruguaio Federico Valverde, seu companheiro de equipe, também autor de dois gols, e pelo meia-atacante argentino Luciano Vietto, que também marcou os dois últimos gols do saudita Al-Hilal.

“MARCA”, principal jornal esportivo da Espanha, destaca: “Vinicius é uma bênção, solução para todos os problemas do Real Madrid”. O jornal ressalta também: “Nessa final, Vinicius esteve mais uma vez em sua versão desestabilizadora. Seu prêmio de craque da Copa do Mundo de clubes é simplesmente colossal”.

NA PREMIAÇÃO, os jogadores do Real Madrid conseguiram quebrar a timidez do técnico italiano Carlo Ancelotti, sempre muito retraído e discreto, e o levaram ao pódio para que aparecesse na foto. Ex-meia de 63 anos, Ancelotti ganhou o Mundial como jogador do Milan em 89 e 90, e como técnico do Real Madrid em 2007.

O TROFÉU FAIR PLAY de equipe mais disciplinada foi entregue pelo presidente da Fifa ao capitão Benzema, substituído aos 16 minutos do 2º tempo pelo ex-santista Rodrygo. Gianni Infantino também dedicou atenção especial aos técnicos Ramon Diaz e Carlo Ancelotti, ao entregar-lhes as medalhas.

O PRESIDENTE DO REAL MADRID, Florentino Perez, engenheiro civil de 75 anos, figura muito discreta, ganhou um abraço afetuoso do presidente da Fifa. Ele não escondeu a alegria, antes do jogo, ao ouvir os torcedores marroquinos cantando o hino do Real Madrid, único de fato tricampeão mundial de clubes: 2016-2017-2018.

FOI O 8º MUNDIAL ganho pelo Real Madrid, que em 6 de março completará 121 anos de fundação. Maior campeão espanhol com 34 títulos; maior campeão da Europa (14 vezes); recordista da Copa do Rei da Espanha, com 19, e da Supercopa da Espanha, com 12, o Real Madrid é padrão mundial de organização.

OS CAMPEÕES MUNDIAIS: Lunin, Carvajal (Vallejo), Rudiger, Alaba e Camavinga; Tchouaméni (Ceballos), Luka Modric (Nacho) e Tony Kroos (Marco Asensio); Valverde, Benzema (Rodrygo) e Vinicius Junior – o time dos 5 x 3 na final com o Al-Hilal, que eliminou o Flamengo (3 x 2) na semifinal.

O VOLANTE francês Aurélien Tchouaméni, de 23 anos, sobre o Craque do Mundial: “Não importa se o Vinicius é preto, branco, azul ou amarelo. O racismo deve ser tratado sempre com tolerância zero”. 

ANTES DO JOGO da próxima 4ª feira (15) com o Elche, a taça do oitavo título mundial do Real Madrid será exibida no centro do gramado do estádio Santiago Bernabeu, ainda sendo ampliado. O clube planeja concluir as obras com a capacidade aumentada para 120 mil assentos.

Fotos: Real Madrid Oficial