Escolha uma Página

O REAL MADRID tentará ganhar a 15ª Liga dos Campeões, na 18ª final que disputará sábado, 1 de junho, com o Borussia Dortmund, após a virada em quatro minutos sobre o Bayern Munique por 2 x 1, na noite desta 4ª feira ( 8 ), diante de 84 mil torcedores no Santiago Bernabeu, terceiro maior estádio da Europa.

O BAYERN fez 1 x 0 aos 23 minutos do 2º tempo, com o golaço do lateral Alphonso Davies, canadense de 23 anos, que driblou o zagueiro alemão Rudiger e finalizou de pé direito, à meia altura, sem chance para o goleiro ucraniano Andriy Lunin. O Real Madrid conseguiu a virada, e a vaga na final da Champions, em 4 minutos.

O ATACANTE espanhol Joselu substituiu o volante uruguaio Valverde aos 36, empatou aos 39, após o goleiro Neuer rebater o chute de Vinicius de fora da área, e fez o gol da virada aos 43, concluindo na pequena área o cruzamento da linha de fundo do zagueiro Rudiger, que não estava impedido, conforme a revisão do VAR.

OS FINALISTAS: Lunin, Carvajal, Rudiger, Nacho (c) e Mendy; Kroos (Luka Modric), Tchouaméni (Camavinga) e Valverde (Brahim); Rodrygo (Joselu), Bellingham (Eder Militão) e Vinicius. O Real Madrid, com seu clássico uniforme branco, disputou a 12ª das últimas 14 semifinais da Liga dos Campeões.

PELA 1ª VEZ, uma semifinal da Champions teve acréscimos de 13 minutos (11 no 2º tempo), por paralisações para atender contundidos e revisões do VAR, que antes de validar o 2º gol, anulou um do Real Madrid, por empurrão de Nacho em De Ligt. O árbitro polonês Szymon Marciniak, da final da Copa de 2022, muito correto.

  • REAL MADRID 2 x 1 Bayern registrou 22 faltas (10 do Bayern), e 2 amarelos, para o volante Camavinga e o técnico Tomas Tuchel. O Real Madrid foi preciso em 90% dos 571 passes, e o Bayern, em 86% em 416. Foram 19 tentativas de gol do Real Madrid, com 7 chutes no gol, e 8 do Bayern, com 5 chutes no gol.
  • JOSELU, de 34 anos, autor dos gols, é José Luis Sanmartin Mato, nascido em Stuttgart, quando os pais espanhóis moravam na Alemanha, onde estudou. É do Espanyol, de Barcelona, emprestado ao Real Madrid por 500 mil euros (R$2.600 mil), e deverá comprado na próxima janela de transferências, em julho.
  • JOSELU é torcedor fanático do Real Madrid, e nessa condição, pagou a própria viagem ao Parque dos Príncipes, em Paris, para ver a decisão da Champions de 2021-22 com o Liverpool, que o time do coração ganhou por 1 x 0, gol de Vinicius. O nome de Joselu está escrito na história do maior campeão europeu.
  • O REAL MADRID vai decidir a Champions pela 1ª vez em Wembley, 2º maior estádio da Europa, com 90 mil lugares (menos 9 mil que o Camp Nou do Barcelona). Como sempre, a União Europeia de Futebol (Uefa) divide os ingressos entre seus patrocinadores, convidados e os clubes finalistas.
  • BICAMPEÃO DA CHAMPIONS como volante do Milan, em 88-89/89-90, e técnico em 2002-03/2006-07, Carlo Ancelotti foi campeão no Real Madrid em 2013-14 e 2021-22, e pode ganhar a 7ª Champions, nove dias antes de completar 65 anos, nascido em 10 de junho de 1959 em Reggiolo, província de Reggio Emília.
  • LUKA MODRIC, desde 2012 no Real Madrid, pode igualar o recorde de 25 títulos de Marcelo, e o de seis vezes campeão da Liga dos Campeões, tal como Carvajal, Nacho e Kroos, e o ponta-esquerda Francisco Gento, dos anos 50, em que o Real Madrid foi o vencedor consecutivo das cinco primeiras Champions.
  • LOGO APÓS A VITÓRIA, os jogadores já vestiam a camisa 15, em alusão ao 15º título de campeão europeu que o Real Madrid pode ganhar dia 1 de junho. Eles posaram no gramado com a camisa 15 à frente, e depois, de mãos dadas, foram ao fundo do gol, onde se concentram os torcedores que só usam a camisa branca.
  • O BAYERN usou uniforme preto, mas preparou o ambiente do vestiário todo em vermelho, igual ao da Allianz Arena, para que os jogadores se sentissem em Munique. Foram aplaudidos pelos quatro mil torcedores alemães que estiveram no estádio e retribuíram ao final do jogo batendo palmas bem próximos deles.
  • CADA JOGADOR ganhará prêmio de 1.400 mil euros ( R$ 7.600 Mil ) , se o Real Madrid conquistar a 15ª Liga dos Campeões, que dará ao maior campeão espanhol, com 36 títulos, mais que o dobro de Champions que o Milan, segundo com sete títulos.

Fotos: Gazeta Esportiva, Real Madrid e Bayern Facebook, Instagram. e sites oficiais