Foto: site brasiliadefato.com.br

Um dia depois da goleada (5 x 1) que sofreu para o líder Barcelona, terminando a décima rodada do campeonato em oitavo lugar, o Real Madrid confirmou nesta segunda (29) a demissão do técnico Julen Lopetegui, mas não a contratação do italiano Antonio Conte. O clube decidiu pela promoção do argentino Santiago Solari, que dirige o Real Castilla – time B -, após dizer em nota que “os resultados não correspondem à qualidade do elenco, em que oito jogadores estão na seleção dos que podem ganhar a Bola de Ouro, algo jamais acontecido na história do clube”.

EXEMPLOS – Na nota assinada pelo presidente Florentino Perez, o Real Madrid cita os exemplos de dois dos seus técnicos mais recentes, o espanhol Rafael Benitez e o francês Zinédine Zidane, que antes de serem bem-sucedidos no time principal dirigiram o Real Castilla, como acontece com o argentino Santiago Solari, o mais jovem dos três, que pode ser a melhor solução aos 42 anos de idade.

PROBLEMA – Para evitar novos problemas, de vez que o ambiente interno é ruim, após o pior começo do time no campeonato, o clube fez uma pesquisa e não encontrou boa resposta em torno do nome de Antonio Conte. O técnico italiano teve problema com o goleiro belga Courtois, quando trabalharam no Chelsea de Londres, o que não seria bom para que voltassem ao mesmo ambiente. Além disso, Conte apresentou uma proposta financeira muito elevada ao clube.

CAMPANHA – Nunca na história do Real Madrid, segundo pesquisa do diario Marca, principal jornal esportivo espanhol, um técnico ficou apenas onze semanas dirigindo o time. Julen Lopetegui passa por sua segunda demissão em pouco menos de cinco meses. Dois dias antes da estreia na Copa do Mundo, ele foi demitido da seleção pela Real Federação Espanhola, e agora é demitido do Real Madrid, após apenas 14 jogos, com 6 vitórias, 6 derrotas e 2 empates.

Foto: site worldfootball.net

INTERINO – Santiago Hernan Solari, 42 anos, argentino nascido em 7/10/76, em Rosário, onde também nasceu Messi, foi meia e campeão da Libertadores de 1996 pelo River Plate, que defendeu até 98, em 77 jogos, marcando 14 gols. De 98 a 2000, Solari fez 13 gols em 131 jogos pelo Real Madrid, campeão espanhol e da Liga dos Campeões da Europa. Foi três vezes campeão italiano pela Inter de Milão, entre 2005 e 2008, com 7 gols em 71 jogos. 

VINÍCIUS JÚNIOR – Com Santiago Solari aumentam as chances de Vinícius Júnior no time principal do Real Madrid, o que não chegou a acontecer além de dois jogos, ainda assim sem que o ex-Flamengo tenha atuado sequer um tempo, mas, só alguns minutos. Como foi (bem) aproveitado por Solari no time B, Vinícius Júnior pode ter mais chances com o técnico interino da equipe principal.

SOLARI vai dirigir a equipe B do Real Castilla no jogo de quarta-feira (31) pelas oitavas de final da Copa do Rei, com o Melilla, time que lidera o Grupo 4 da segunda divisão B, no estádio Alvarez Claro, em Melilla, cidade do norte da África, limítrofe com Marrocos e já perto da Argélia. Melilla é uma cidade da Espanha. Sábado (3), Solari dirigirá pela primeira vez o time principal do Real Madrid, no estádio Santiago Bernabeu, com o Valladolid, pela rodada 11 do campeonato.