COM OS GOLS DE BENZEMA NO 1º TEMPO, E DE MARCO ASENSIO, o Real Madrid disparou na liderança de La Liga, ao vencer o Atlético de Madrid, atual campeão, por 2 x 0, no dérbi da capital espanhola, diante de 54 mil pagantes, na noite deste domingo (12), no estádio Santiago Bernabeu. O francês Benzema é o artilheiro do campeonato com 13 gols e divide a liderança de assistências, com 7, com o atacante argentino Óscar Trejo, do Rayo Vallecano, 6º com 27 pontos.

APÓS 17 RODADAS, O REAL MADRID, com 42 pontos, 13 vitórias, saldo de 24 gols (39 a 15), tem 8 pontos a mais que o vice-líder Sevilha (34); 9 que o Betis, 3º com 33; 13 que o Atlético de Madrid, 4º com 29, e 18 que o Barcelona, 8º com 24 pontos. Com outra boa atuação e autor das assistências para os gols de Benzema e Marco Asensio, Vinícius Junior foi aplaudido ao exibir o troféu de melhor jogador de novembro, e ao ser substituído pelo ex-santista Rodrygo.

ANTES DO CLÁSSICO, os clubes homenagearam com um minuto de silêncio, o tenista Manolo Santana, medalha de ouro dos Jogos Olímpicos de 1968 na Cidade do México, e campeão do torneio inglês de Wimbledon pelo Real Madrid. O ex-meia Luis Enrique, técnico da seleção da Espanha, na sequência das observações, assistiu o clássico, que disputou muito pelo Real Madrid, e elogiou o nível técnico, classificando o resultado como “prêmio a quem jogou melhor”.

DEPOIS DE TRÊS DERROTAS e um empate, o técnico italiano Carlo Ancelotti, de 62 anos, venceu pela primeira vez o confronto com o técnico argentino Diego Simeone, de 51 anos, desde 2011 no Atlético de Madrid. Fora de casa, o vice-líder Sevilha venceu o Athletico de Bilbao por 1 x 0, gol do meia dinamarquês Thomas Delaney, e em casa, o Betis, 3º, goleou a Real Sociedad por 4 x 0, com o vice-artilheiro Juanmi, espanhol de 28 anos, marcando o gol mais bonito.

“O BARÇA NÃO LEVANTA A CABEÇA” – escreveu o diário Marca sobre o 2 x 2 de ontem (12), no estádio El Sadar, em Pamplona, onde o Barcelona esteve sempre em vantagem, mas cedeu o empate ao Osasuna. O meia espanhol Nico e o atacante marroquino Ez Abde, ambos de 19 anos, fizeram os gols do Barça. O zagueiro espanhol David Garcia, de cabeça, e o atacante argentino Chimy Avila, marcaram os do Osasuna, 10º com 22 pontos. O Barcelona é 8º com 24 pontos.

RICHARLISON IRRITADO – O atacante Richarlison, capixaba de 24 anos, ficou irritado ao ser substituído pelo venezuelano Salomon Rondon, de 32 anos, aos 12 do 2º tempo, na 8ª derrota do Everton de Liverpool, 14º com 19 pontos, por 3 x 1, para o londrino Crystal Palace, 12º com 19 pontos, no Shelhurst Park. O técnico espanhol Rafa Benitez tentou acalmá-lo, mas Richarlison manteve a irritação no banco de reservas. Rondon fez o gol do Everton, quando já estava 3 x 0.

6ª VITÓRIA DO CITY – O Manchester City, do técnico espanhol Josep Guardiola, manteve a liderança da Premier League com 38 pontos, ao vencer o Wolverhampton, do técnico português Bruno Lage, por 1 x 0, gol de pênalti do ponta inglês Sterling. O vice-líder Liverpool, do técnico alemão Jurgen Klopp, com 37 pontos ganhou do Aston Villa por 1 x 0, gol de Salah, artilheiro do campeonato com 14, e o Chelsea, 3º com 36, venceu o Leeds por 3 x 2.

BAYERN ABSOLUTO – Em sua Allianz Arena, em Munique, o Bayern manteve a liderança do Alemão, com 37 pontos,  com a terceira vitória consecutiva: 2 x 1 de virada no Mainz, com os gols de Coman e Musiala. Lewandowski é o artilheiro com 16. O vice-líder Borussia Dortmund, com 31 pontos, só empatou (1 x 1), fora de casa, com o Bochum, 10º com 20 pontos. Mesmo faltando 18 rodadas, o Bayern deve ampliar o recorde e ganhar o título pela 10ª temporada consecutiva.

PORTO LÍDER – O Porto manteve a liderança da Primeira Liga, com 38 pontos, saldo de 26 gols, ao vencer o Braga por 1 x 0, gol do colombiano Luis Diaz, que divide a artilharia com o uruguaio Darwin Nuñez, do Benfica, com 11, que fez três gols no 4 x 1 no Famalicão. O Sporting venceu o Boavista por 2 x 0, gols do espanhol Pablo Sarabia e de Nuno Santos, e é 2º, com 38 pontos, por ter saldo de gols (19) inferior ao do Porto. O Benfica está em 3º com 34 pontos.

PSG FOLGADO – Com dois gols de Mbappé, aos 12 e aos 45 do primeiro tempo, o PSG venceu o Mônaco por 2 x 0, na tarde de ontem (12), no Parque dos Principes, em Paris, e manteve a folga de 13 pontos (45 a 32) sobre o Olympique Marselha, que ganhou do Strasbourgo por 2 x 0, após 18 rodadas do Francês. O técnico argentino Maurício Pochettino, do PSG, só poderá voltar a contar com Neymar, recuperando-se de contusão no tornozelo, na 2ª quinzena de janeiro.

ETO’O PRESIDENTE – O ex-atacante Samuel Eto’o, de 40 anos, campeão no Barcelona e na Inter de Milão, é o novo presidente da Federação de Futebol de Camarões, em cuja seleção fez 118 jogos e 56 gols, entre 1997 e 2014, totalizando na carreira 691 jogos, 337 gols. Eto’o foi artilheiro do Espanhol no título de 2005-06 do Barcelona, com 26 gols, e também jogou no londrino Chelsea, sem ser campeão, com 12 gols em 35 jogos.

Foto: Gazeta Esportiva