OS MAIORES VENCEDORES da Liga dos Campeões iniciaram em vantagem, na noite desta 4ª feira (12), a disputa pela vaga nas semifinais da Liga dos Campeões. O Real Madrid, com 14 títulos, venceu o Chelsea por 2 x 0, e vai ao segundo jogo, no estádio Stamford Bridge, em Londres, 4ª (19), podendo perder por um gol. O Milan, com 7 títulos, ganhou do Napoli por 1 x 0 e se classifica com o empate na próxima 3ª (18), no estádio Diego Maradona, no belo Sul da Itália.

VINICIUS JUNIOR ganhou o Most Valuable Player, da sigla inglesa MVP, que significa Jogador Mais Valioso, premiado ao final do jogo pela atuação. Vinicius participou dos gols de Benzema, aos 21 do 1º tempo, após rebote do goleiro Kepa, e de Marco Asensio, aos 29 do 2º tempo. Ao receber o prêmio, o ex-Flamengo fez questão de dizer: “É o resultado do trabalho, no clube e na academia da minha casa, onde meu treinador pessoal me orienta e me cobra muito”.

CARLO ANCELOTTI tornou-se o técnico com mais percentual de vitórias do Real Madrid na Liga dos Campeões, ao ganhar o 35º dos 47 jogos. O ex-meia italiano de 63 anos tenta sua 5ª Champions, terceira no Real Madrid, onde foi campeão em 2013-14 e 2021-22, após ganhar no Milan em 2002-03 e 2006-07. Os que conhecem o temperamento do técnico, e acompanham o dia a dia do seu trabalho na seleção, não creem que possa deixar de estender o contrato com o clube.

VICENTE DEL BOSQUE, ex-zagueiro de 72 anos, nove vezes campeão no Real Madrid, e único técnico espanhol campeão do mundo, em 2010, classifica Carlo Ancelotti como “imbatível” e faz um resumo: “Outros virão a comandar o Real Madrid, mas como Ancelotti tem feito, poucos o farão”. O consenso dos jogadores é igual, exaltando sobretudo a tranquilidade de Ancelotti, como ressalta o capitão e artilheiro Benzema: “Ele é calmo, seguro e sabe orientar no momento certo”.

ANTES DO JOGO, o técnico Frank Lampard, de 44 anos, maior artilheiro do Chelsea, com 211 gols em 648 jogos, e Carlo Ancelotti trocaram abraço, demorado e afetuoso, à beira do gramado. Lampard lembra sempre que Ancelotti, apesar de só ter ficado duas temporadas no Chelsea, foi o técnico que mais contribuiu para que marcasse mais gols: 40, em 83 jogos. “Não me senti bem em tê-lo como adversário, quando ele era o técnico do Everton (de Liverpool”” – diz Lampard.

REAL MADRID 2 x 0 CHELSEA registrou 63.142 torcedores no estádio Santiago Bernabeu, ainda em fase final de obras. Em sua quarta atuação na Champions, o árbitro Franlois Letexier, de 33 anos, marcou 20 faltas (10 de cada equipe), aplicou 5 amarelos (3 no Real Madrid), e expulsou, com vermelho direto, aos 14 do 2º tempo, o lateral inglês Ben Chiwell, de 26 anos, que acaba de renovar contrato por duas temporadas com o Chelsea, por falta dura no ex-santista Rodrygo.

                                  MILAN COM VANTAGEM DO EMPATE

O MILAN VENCEU O NAPOLI por 1 x 0, gol do meia argelino Ismael Bennacer, de 26 anos, com sua canhota potente, aos 40 minutos do 1º tempo, diante de 65 mil torcedores, na noite fria de 11 graus desta 4ª feira (12), no estádio de San Siro. Embora tenha sido o 169º jogo que disputaram, com 66 vitórias do Milan, 51 do Napoli e 52 empates, foi a primeira vez que se enfrentaram na Liga dos Campeões. Dez dias antes, o visitante Milan goleou o Napoli por 4 x 0 pelo Italiano.

O MILAN SOUBE SER MANDANTE e por pouco ampliou a vantagem, com a cabeçada do zagueiro dinamarquês Simon Kjaer no travessão. O Napoli reagiu na volta do intervalo, mesmo com 10, após a expulsão do meia camaronês Anguissa, aos 28, pelo 2º amarelo na falta dura no lateral francês Theo, mas parou em grandes defesas do goleiro francês Mike Maignan, de 27 anos, 1,93m, comprado do Lille por 13 milhões de euros (R$85 milhões), quando Donnarumma foi para o PSG.

O NAPOLI sentiu a falta do nigeriano Victor Osimhen, artilheiro do Italiano, e de seu suplente Giovanni Simeone, ambos se recuperando de contusões. O Milan está tentando voltar às semifinais da Liga dos Campeões, desde 2006-2007. No confronto de técnicos italianos, o mais velho, Luciano Spalletti, de 64 anos, esteve mais tranquilo que Stefano Pioli, de 57, do Milan, um dos sete advertidos com cartão amarelo pelo árbitro romeno Istvan Kovacs, de 38 anos.

NA PRÓXIMA 3ª (18), no estádio Diego Maradona, o Milan se classifica com o empate; o Napoli só será semifinalista, pela primeira vez, se vencer pelo menos por dois gols, porque se ganhar por um gol terá que decidir em pênaltis. Além do meia Anguissa, expulso, o Napoli não contará com o zagueiro Min-jae, sul-coreano de 26 anos, suspenso pelo acúmulo de cartões. A expectativa é em torno de uma decisão de vaga muito tensa.

Fotos: Real Madrid / Javier Soriano / AFP / New York Times