O Real Madrid apresentou no início da tarde desta primeira terça (2) de abril o projeto de reforma do estádio Santiago Bernabeu, em solenidade reservada aos sócios, que aprovaram o crédito de 520 milhões de euros – mais de 2 bilhões de reais -, a ser coberto em 25 anos, independente de patrocínio, embora desde logo algumas empresas líderes do mercado mundial já demonstrem muito interesse. O presidente do clube, no entanto, não admite que o estádio passe a ter nome de empresa.

125 MIL LUGARES – O que mais interessa ao Real Madrid – um dos clubes mais valiosos do mundo, em torno de 15 bilhões de reais -, é a nova imagem externa, que realçará a luminosidade e aumentará a altura do estádio em 12 metros, ampliando a capacidade atual de 81.044 lugares para 125 mil. Na inauguração, em 14 de dezembro de 1947, quando era Chamartin, o estádio recebeu 75.145 torcedores para o amistoso com o Belenenses, mesmo público, dez anos depois, na inauguração da iluminação, em amistoso com o Sport Club Recife, em 1957.

MUDANÇA INTERNA – Ao lado da jurista e juíza emérita Manuela Carmena, de 75 anos, presidente da Câmara de Madrid desde junho de 2015 e convidada de honra para a apresentação do projeto, o presidente Florentino Perez, de 71 anos, engenheiro civil e diretor de uma das empresas de construção mais bem-sucedidas da Espanha, destacou que na parte interna, o Santiago Bernabeu passará por significativa mudança, graças a um espetacular marcador de 360 graus. 

300 MILHÕES de seguidores é a estimativa dos que acompanham o futebol do Real Madrid ao redor do planeta. Fundado em 6 de março de 1902, é o time mais vitorioso da Europa em nível mundial. Atual tricampeão da Champions League – maior torneio de clubes do mundo -, o Real Madrid tem 13 títulos e o maior artilheiro, Cristiano Ronaldo, hoje na Juventus de Turim, líder e virtual campeã italiana da temporada 2018-19. Recordista de títulos de campeão espanhol (33), o Real Madrid também já ganhou quatro vezes o Mundial de clubes.

CAMISA E INGRESSO – Além do patrocínio master da Fly Emirates – maior empresa aérea dos Emirados Árabes Unidos e uma das dez maiores do mundo -, que rende ao clube 30 milhões de euros por ano, o Real Madrid também acertou a renovação com a Adidas, que pagará em torno de 110 milhões de euros por um contrato que está sendo estendido até a temporada 2029-2030. O Real Madrid arrecada, só com o Campeonato Espanhol, 200 milhões de euros com a venda de ingressos.

Nas lojas do clube, no estádio Santiago Bernabeu, que recebem todos os dias em torno de três mil visitantes, em tour bem organizado, o Real Madrid tem receita que pode chegar a quatro milhões de euros, por ano, com a venda de camisas, fora o que arrecada com outras peças, tipo chaveiros, flâmulas, faixas, bonés e outras mais. Os visitantes asiáticos aumentam a cada dia e a frequência dos europeus se mantém estável. O nome do jogador preferido é imprimido na hora, na camisa, sem custo adicional….

Foto: divulgação Real Madrid