Depois de uma temporada sem nenhum título, o Real Madrid sofreu outra derrota e entrou em guerra com a seleção porque o técnico Luis Enrique, de 51 anos, não incluiu nenhum de seus jogadores na lista de 24 convocados para a Eurocopa, em que a Espanha estreará dia 14 de junho, em Sevilha, com a Suécia. Nas redes sociais, os torcedores acusaram o técnico de favorecer o Barcelona, que defendeu mais tempo em sua carreira, que teve três nomes.
10 DA INGLATERRA – Embora pudesse convocar 26, Luis Enrique só chamou 24, divididos entre 10 que jogam na Espanha e outros tantos na Inglaterra, entre os quais os goleiros David de Gea, do vice-campeão Manchester United, e Robert Sanchez, do modesto Brighton, entre os cinco últimos colocados. A maior novidade da lista é o zagueiro francês Aymeric Laporte, de 26 anos, naturalizado espanhol, campeão da temporada no Manchester City.
SERGIO RAMOS – A ausência do zagueiro sevilhano de 35 anos, recordista de jogos da seleção (169), que defende desde 2005, foi o estopim da revolta dos torcedores, que o consideram o melhor da posição na Espanha e um dos melhores do mundo. Nem mesmo a declaração do técnico de que não o convocou, por não estar em boas condições fisicas desde janeiro, diminuiu o protesto dos torcedores. Luis Enrique disse que o lateral Carvajal não foi por não estar em boa forma.
DESDE 1950 – Desde a Copa do Mundo de 1950, em que só teve o meia Luis Molowny convocado, é a primeira vez que uma seleção da Espanha não terá jogador do Real Madrid. Além de três vezes campeão como jogador, entre 46 e 57, Luis Molowny foi técnico três vezes campeão, entre 74 e 86, como ídolo dos torcedores. Ele só não disputou em 1950 o jogo em que a Espanha foi goleada (6 x 1) na semifinal pelo Brasil, por estar com febre. O gol foi de seu reserva Silvestre Igoa.
BRASILEIRO – O meia Tiago Alcântara, de 30 anos, é o único brasileiro na seleção da Espanha que disputará a Eurocopa 2021. Ele nasceu na Itália em 91, quando o pai Mazinho, meia campeão do mundo em 94, jogava na Lecce, mas tem cidadania espanhola e brasileira. Tiago jogou de 2009 a 2013 no Barcelona e de 2013 a 2020 no Bayern Munique, de onde saiu para o Liverpool, seu time atual. É da seleção espanhola, desde a sub-16, até chegar à principal em 2011.
RONALDO FENÔMENO, presidente do Valladolid, demitiu ontem (24) o técnico Sergio Gonzalez e o diretor Miguel Gomez, prometendo fortalecer a equipe para voltar o quanto antes à elite do Campeonato Espanhol. O time foi rebaixado depois de três temporadas na Série A, com a má campanha de 2020-2021, em que só ganhou 31 pontos em 38 rodadas, com apenas 5 vitórias, 16 empates, 17 derrotas e o saldo negativo de 23 gols (34 a 57).
MUITO COBRADO – Ronaldo Fenômeno foi muito criticado e cobrado pelos torcedores do Valladolid, devido à ausência na maioria dos jogadores. O ex-atacante reagiu: “Os torcedores nada tem a ver com minha vida pessoal. Eu não estive em vários jogos, mas estava trabalhando pela equipe, como vou continuar fazendo para que o Valladolid retorne logo à Série A”. Ronaldo disse que “a situação financeira do clube não permite altos investimentos”.