O zagueiro Sergio Ramos, de 34 anos, 1,84m, tornou-se nesta quinta (2) o jogador de defesa com mais gols (68) na história do Campeonato Espanhol, ao marcar o único gol do jogo em que o Real Madrid venceu o Getafe e manteve a liderança isolada com quatro pontos de vantagem (74 a 70) sobre o Barcelona, faltando cinco rodadas. Capitão do time e da seleção, Sergio Ramos superou o zagueiro holandês Ronald Koeman, que fez 67 gols pelo Barcelona, entre 1989 e 1995.

SERGIO RAMOS converteu o pênalti de Olivera em Carvajal, aos 35 do segundo tempo de um jogo equilibrado, em que o visitante Getafe, do município de Getafe, 14 km ao Sul de Madrid, confirmou sua melhor participação no campeonato. A outra marca deSergio Ramos foi a de se tornar o quarto que mais vestiu a camisa do Real Madrid, desde 2005, quando chegou do Sevilha. Ele completou na noite desta quinta (2) 646 jogos, depois de Raul Gonzalez (741), Casillas (725) e Manolo Sanchis (710).

SÓ CASEMIRO – O Real Madrid fez seu pior jogo desde o reinício, pós-pandemia, e pela primeira vez o técnico Zidane, habitualmente calmo, irritou-se antes da metade do segundo tempo. De uma tacada só, aos 17 minutos, ele tirou Vinícius, Isco e Modric, colocando Asensio, Rodrygo e Valverde, sem que os que substitutos tenham acrescentado nada. Com exceção do volante Casemiro, firme na marcação, Vinícius e Rodrygo não estiveram bem, assim como o zagueiro Eder Militão, que entrou aos 32 do primeiro tempo, após a bolada que o francês Raphael Varane levou na cara.

O LATERAL Marcelo não saiu da reserva e o francês Mendy, que voltou após suspensão, esteve mal na marcação e pior nos avanços. O jogo foi no estádio Alfredo Di Stefano, no CT do Real Madrid, no município de Valdebebas, a 20 km da capital, enquanto o estádio Santiago Bernabeu está passando por ampla reforma e ampliação. La Liga anunciou nesta quinta (2) que os jogos das cinco rodadas restantes continuarão sem receber público.

OS LÍDERES – Courtois, Carvajal, Varane (Eder Militão), Sergio Ramos e Mendy; Modric (Valverde), Casemiro, Tony Kroos e Isco (Rodrygo); Benzema (Mariano Diaz) e Vinícius (Asensio). Dos 652 passes, o Real Madrid acertou 491 e o Getafe, 161. Real Madrid e Barcelona voltarão a campo domingo (5) como visitantes: o Real Madrid com o Atlético de Bilbao e o Barcelona com o Villarreal. 

9 CARTÕES – O árbitro Juan Martin Munuera, a 11 dias de completar 37 anos, teve atuação segura e aplicou bem os nove cartões amarelos, cinco do Real Madrid: Carvajal, Eder Militão, Modric, Mariano Diaz e o capitão Sergio Ramos, que tem insistido em reclamações. Os advertidos do Getafe, sem jogador brasileiro, foram Nyom, Arambarri, Damian, Mata e Timor. Foram 37 faltas, 22 cometidas pelo Getafe.

FORA DO RESTANTE – O atacante carioca Rodrigo Moreno, de 29 anos, já naturalizado espanhol, talvez precise de cirurgia no joelho direito, depois da pancada forte que levou no jogo da última quarta (1) do Valencia com o Athletico, em Bilbao. Ele é filho do lateral Adalberto, do Flamengo nos anos 80. O Valencia anunciou que ele não joga mais na atual temporada, faltando só cinco rodadas.

Fotos: Real Madrid