MAIOR CAMPEÃO da Liga dos Campeões com 15 títulos, mais que o dobro do segundo, com 7, o Real Madrid sofreu na noite de hoje (27) a terceira derrota em cinco jogos, e caiu para o último lugar (24º), sendo quase impossível que se classifique entre os oito da fase de grupos.
ALÉM DE PERDER só por 2 x 0 na visita ao Liverpool, em jogo de dois pênaltis não aproveitados, o Real Madrid escapou de uma goleada, graças à atuação magistral, mais uma, do notável goleiro belga Courtois, que defendeu pênalti do francês Mbappé, quando estava 1 x 0.
O MEIA ARGENTINO Mac Allister, de 25 anos, campeão do mundo de 2022 e da Copa América de 2024, abriu o placar aos 7 do 2º tempo. O goleiro irlandês Kelleher defendeu o pênalti de Mbappé aos 16, e Salah acertou a trave, aos 22, na cobrança do pênalti que sofreu de Mendy.
O 2º GOL DO LIVERPOOL foi do atacante holandês Cody Gakpo, que subiu com estilo, aos 31 minutos, para completar de cabeça o cruzamento de Robertson. Os jornais espanhóis exaltaram o time inglês e detonaram outra atuação fraca de Mbappé: “Nem sombra do que foi no PSG”.
O LIVERPOOL, seis vezes campeão, lidera com 15 pontos, mais 2 que a vice-líder Inter de Milão, três vezes campeã. O Barcelona, com 5 títulos, é 3º com 12 pontos. O Milan, 2º maior campeão com 7 títulos, é 16º com 9 pontos, tão decepcionante quanto no Italiano, 7º com 19.
OUTRO ARGENTINO que brilhou hoje (27), na 5ª rodada da Champions, foi Emiliano “Dibu” Martinez, do Aston Villa, que entrou em campo com os filhos, exibindo os troféus Lev Yashin, de melhor goleiro do mundo, que ganhou nas duas últimas temporadas europeias.
NO 0 x 0 COM A JUVENTUS, “Dibu” mostrou porque realmente mereceu os troféus, com atuação esplendorosa, impedindo que a equipe italiana até goleasse, após forte pressão. Os 42 mil torcedores do Villa Park se levantaram no final para aplaudir a saída do goleiro campeão do mundo.
Fotos: Oli Scarff/AFP, Pedro Castillo y Antonio Villalba