FRÁGIL NA DEFESA e pouco ofensivo, o Real Madrid perdeu a invencibilidade e caiu para o terceiro lugar, ao sofrer três gols de cabeça do Atlético de Madrid (3 x 1), no clássico da sexta rodada, na tarde de ontem (24), diante de 69.082 torcedores, no Estádio Cívitas Metropolitano. Alvaro Morata marcou o 1º e o 3º, passando a dividir a artilharia do campeonato com Bellingham, do Real Madrid, e Lewandowski, do Barcelona, com cinco gols. O francês Griezmann fez o 2º, e o gol do Real Madrid foi do alemão Toni Kroos, quando estava 2 x 0.

ÚNICOS INVICTOS, Barcelona e Girona têm 16 pontos, com cinco vitórias e um empate, mas o Barcelona lidera pelo saldo de 1 gol (10 a 9). O Real Madrid, 3º com 15 pontos, ainda não pôde contar com Vinicius Junior, que se recuperou de lesão muscular na coxa, mas contraiu gastroenterite na véspera do jogo. O goleiro belga Courtois e o zagueiro brasileiro Eder Militão continuam em recuperação, após passarem por cirurgia, sem prazo de retorno definido.

INTER, INVICTA E 100% LÍDER 

A INTER DE MILÃO, invicta e única 100%, com cinco vitórias nas cinco primeiras rodadas, manteve a liderança do Campeonato Italiano ao vencer o Empoli por 1 x 0, gol do lateral-esquerdo Federico Dimarco, titular da seleção, no estádio Carlo Castellani, em Empoli, na bela região da Toscana. Com 15 pontos, ataque mais positivo (14) e defesa menos vazada (1), a Inter tem também o artilheiro, o argentino Lautaro Martinez, com cinco gols.

O VISITANTE NAPOLI, atual campeão, não teve tranquilidade para vencer o Bologna, que segurou o 0 x 0, ontem (24), no estádio Renato Dall’Ara. Nem mesmo a melhor oportunidade foi aproveitada pelo nigeriano Victor Osimhen, artilheiro da temporada 2022-2023, que chutou um pênalti para fora. Substituído aos 41 do 2º tempo pelo argentino Giovanni Simeone, Osimhen tirou a máscara de proteção e saiu furioso com o técnico francês Rudi Garcia, ex-meia de 59 anos.

AS DUAS MAIORES GOLEADAS

O INGLÊS HARRY KANE marcou três gols e deu duas assistências nos 7 x 0 do Bayern sobre o Bochum, na maior goleada do Campeonato Alemão de 2023-2024, diante de 75 mil torcedores na Alianz Arena de Munique. Kane é vice-artilheiro com 7 gols, menos três que o francês Sehrou Guirassy, do Stittgart, e tornou-se o autor de mais gols nos cinco primeiros jogos do campeonato, superando lendas como Miroslav Klose, Mario Mandzukic e Gerd Muller.

BAYERN e Bayer Leverkusen, únicos invictos, 4 vitórias e 1 empate, têm 13 pontos, mas o time de Munique lidera pelo saldo de três gols (14 a 11). O artilheiro Harry Kane, comprado há um mês do Tottenham por 100 milhões de euros está tendo adaptação tão rápida no Bayern quanto seu antecessor Lewandowski no Barcelona, onde já divide a artilharia de La Liga com o espanhol Alvaro Morata e o inglês Jude Bellingham, com cinco gols.

A OUTRA GOLEADA do fim de semana dos principais campeonatos europeus foi a do visitante Newcastle sobre o Sheffield United por 8 x 0, no Bramal Stadium, o mais antigo do mundo, igualando o placar do campeonato de 2002-2003 na vitória sobre o Sheffield Wednesday. O meia Bruno Guimarães, da seleção brasileira, fez o 7º gol, mas o destaque da goleada foi o lateral-direito inglês Kieran Trippier, de 33 anos, com três assistências.

ÚNICO COM 100%, seis vitórias em seis rodadas, o Manchester City teve vitória tranquila sobre o Nottingham Forest por 2 x 0, gols dos ingleses Phil Foden e Haaland, artilheiro da Premier League com oito gols, mais três que o sul-coreano Son. O meia espanhol Rodri conseguiu irritar o técnico Josep Guardiola, ao ser expulso aos 20 segundos do 2º tempo, ao revidar um tranco do meia Gibbs-White, apertando-lhe o pescoço.

DE ACORDO com o regulamento da Premier League, o jogador expulso com cartão vermelho direto, como Rodri, punido no ato pelo árbitro Antony Taylor, cumpre suspensão por três jogos. No futebol inglês, tal como em todos os campeonatos europeus, não há efeito suspensivo, imoralidade que só existe no futebol brasileiro. Rodri está em sua quarta temporada no City, comprado do Atlético de Madrid por 70 milhões de euros em 2019.

Fotos: David S. Bustamante/Soccrates/Getty Images e Goalzz