Foto: smh.com.au / AP
Atual campeão e maior vencedor da Liga dos Campeões da Europa com 13 títulos, o Real Madrid sofreu na noite desta quarta (12) a pior derrota no estádio Santiago Bernabeu – 3 x 0 para o CSKA Moscou -, onde não sofria dois gols no primeiro tempo, desde 2012, quando foi goleado (4 x 1) pelo Bayern de Munique, nas quartas de final. O time voltou cabisbaixo para o segundo tempo e, além de não conseguir a reação, ainda acabou sofrendo o terceiro gol do time russo, que já entrou eliminado.
BAIANO E PAULISTA – Destacaram-se no CSKA o zagueiro baiano Rodrigo Becão, 22 anos, campeão da Supercopa da Rússia 2018, emprestado pelo Bahia, onde se profissionalizou, após ganhar a Copa do Nordeste 2017, e o paulista Mario Fernandes, 28 anos, do Grêmio de 2009 a 2012, quando foi vendido por 15 milhões de euros. Ele se naturalizou russo em 2016 e disputou a Copa do Mundo 2018, após se recusar a jogar pela seleção brasileira, convocado pelo técnico Mano Menezes, no Superclássico das Américas com a Argentina, em 2011. Mas, em 2014, aceitou a segunda convocação e entrou no amistoso (4 x 0) com Singapura.
VINÍCIUS JÚNIOR – Pela primeira vez, Vinícius Júnior participou de jogo inteiro da Liga dos Campeões. Ele obrigou o goleiro Akinfeev, titular da seleção russa, a fazer sua melhor defesa, em um dos últimos lances do primeiro tempo. O lateral Marcelo, ainda sem demonstrar recuperação total da contusão no tornozelo, saiu aos 28 do segundo tempo para a entrada de Carvajal. O Real Madrid perdeu os dois jogos da fase de grupos para o CSKA, que sequer conseguiu vaga na Liga Europa, uma espécie de Série B da Liga dos Campeões.
OS GOLS – O Real Madrid iniciou o jogo com muita pressão, mas sem acertar nas finalizações. O CSKA conseguiu o equilíbrio a partir dos 30 minutos, marcando com o jovem atacante Fedor Chalov, 20 anos, 1,80m, o primeiro gol aos 37. Seis minutos depois, o lateral-esquerdo Georgiy Schennikov, 27 anos, 1,80m, aproveitou o rebote do goleiro belga Courtois, após chute forte de Mario Fernandes, e fez 2 x 0. Foi do jovem atacante Arnor Sigurdsson, 19 anos, 1,77m, nascido na Islândia, o terceiro gol, aos 28 do segundo tempo.
O TIME – Courtois, Odriozola, Vallejo, Javi Sanchez e Marcelo (Carvajal, 28 do segundo tempo); Valverde, Llorente (Kroos, 12 do segundo tempo), Isco e Asensio; Vinícius Júnior e Benzema (Bale, no intervalo) – o time do Real Madrid, que o técnico argentino escalou na derrota (3 x 0) para o CSKA Moscou. O árbitro português Artur Dias teve atuação segura, em jogo de 25 faltas – 15 do CSKA – e só mostrou dois cartões amarelos: Schennikov e Valverde, por faltas comuns.
ROMA TAMBÉM PERDEU EM CASA – Além do Real Madrid, o outro time do Grupo G, já classificado, perdeu em casa. A Roma foi derrotada (2 x 1) no Estádio Olímpico de Roma pelo Viktoria Plzen, da República Checa, que teve o prêmio de consolação com a vaga na Liga Europa. Jan Kovaric e Thomas Chory fizeram os gols. O da Roma foi de Cegiz Under, que empatou no primeiro tempo.
FILHO DE PEIXE – Mesmo com a derrota da Roma, um dos destaques do time foi o jovem atacante Justin Kluivert, 19 anos, comprado em junho do Ajax, onde seu pai Patrick Kluivert brilhou muito, tornando-se até outubro de 2014 o maior goleador da seleção da Holanda com 40 gols, quando foi superado por Robin Van Persin. Hoje, aos 42 anos, Patrick Kluivert é gerente-geral do PSG, campeão francês.O jogo registrou 31 faltas e uma das 17 da Roma foi de Justin Kluivert, que levou amarelo do árbitro inglês Anthony Taylor.
SORTEIO – Classificados, Real Madrid e Roma aguardam o sorteio da próxima segunda (17) para saber com quem jogarão nas oitavas de final. O Real Madrid foi primeiro do Grupo G com 12 pontos – 4 vitórias, 2 derrotas -, marcando 8 gols e sofrendo 5. A Roma ficou em segundo com 9 pontos – 3 vitórias, 3 derrotas – e saldo de três gols, com 11 marcados e 8 sofridos.