COM A VANTAGEM DO EMPATE, o Manchester City eliminou o Atlético de Madrid no 0 x 0 da noite de hoje (13), no estádio Wanda Metropolitano, em Madrid, após vencer o jogo de ida no Etihad Stadium, em Manchester, por 1 x 0. A semifinal com o Real Madrid será a final antecipada da Liga dos Campeões, dizem os europeus.

MANCHESTER CITY x REAL MADRID será o confronto dos técnicos com mais participações em semifinais da Liga dos Campeões: Guardiola, pela nona vez, superando as oito de Carlo Ancelotti, empatado com José Mourinho. Guardiola disputou quatro pelo Barcelona, três pelo Bayern e disputará a segunda pelo City.

GUARDIOLA TENTA o terceiro título da Liga dos Campeões como técnico, que ganhou em 2008-09 e 2010-11 no Barcelona, mas não conseguiu no Bayern e no City. Carlo Ancelotti busca o quatro título, depois de campeão em 2002-03 e 2006-07 no Milan, e de 2013-14 no Real Madrid.

DESEMPATE – Real Madrid e Manchester City farão o sétimo confronto na Liga dos Campeões, com sabor de desempate e vaga na final. Houve duas vitórias de cada um e dois empates nos seis jogos que já disputaram. 

O GOLEIRO EDERSON, paulista de 28 anos, 1,88m, desde 2012 na Europa e de 2017 no City, foi decisivo na classificação com grandes defesas, no histórico centésimo jogo do time inglês na Liga dos Campeões. Comprado do Benfica em junho de 2017 por 40 milhões de euros, Ederson foi a transferência mais cara da época na Europa.

O ZAGUEIRO FELIPE, paulistano de 32 anos, saído do Corinthians para o Porto, que o vendeu em maio de 2019 por 20 milhões de euros ao Atlético de Madrid, foi expulso pelo árbitro alemão Daniel Siebert, aos 47 do 2º tempo, após agredir o atacante Phil Foden. O técnico argentino Diego Simeone invadiu o campo para reclamar.

O MEIA FERNANDINHO, paranaense de 36 anos, substituiu no 2º tempo o português Bernardo Silva e reforçou bem a defesa do City, em que atua desde 2013. É sua última temporada na Europa, onde começou em 2005 no Shakhtar da Ucrânia, e ele voltará ao Athletico Paranaense, seu primeiro clube em 2001.

O PRESIDENTE Enrique Cerezo Torres, de 74 anos, do Atlético de Madrid, lamentou que a Espanha tenha perdido a grande chance de classificar, pela primeira vez, três equipes para as semifinais da Liga dos Campeões, e desejou boa sorte ao Real Madrid. Cerezo é um dos produtores cinematográficos europeus mais conceituados.

OS JOGOS DE IDA DAS SEMINAIS serão nos dias 26 e 27 de abril, e os de volta, em 4 e 5 de maio, com sorteio dos locais a ser feito na sede da União Europeia de Futebol (Uefa), na cidade suíça de Nyon. A final em jogo único será no sábado, 28 de maio, no estádio de Saint Denis, nos arredores de Paris.

Foto: Getty Images