Por diferença de 31 segundos, o atacante Rodrygo Goes, ex-Santos, bateu na noite desta quarta (25) o recorde do inglês David Beckham em jogos de estreia no Real Madrid. Rodrygo fez o gol aos 28 do segundo tempo, ao tocar pela primeira vez na bola, aos 93 segundos, enquanto Beckham, em sua estreia, marcou aos 124 segundos.

BOM DIZER – Rodrygo Goes, quando ainda jogava no Santos, tornou-se o mais jovem a marcar gol na Libertadores da América.

SHOW BRASILEIRO – Na vitória (2 x 0) que levou o Real Madrid à liderança invicta e isolada com 14 pontos em seis rodadas, o show brasileiro começou com o gol de Vinícius Júnior. O ex-Flamengo estava sendo muito vaiado, quando acertou um chute de fora da área, e com o desvio no zagueiro Raul Navas, a bola entrou no ângulo do goleiro Ruben Martinez.

CAIU NO CHORO – Muito pressionado porque havia feito seu último gol em 3 de fevereiro, ainda em jogo do campeonato passado – 3 x 0 sobre o Alavés -, Vinícius Júnior se ajoelhou e caiu no choro, aos 36 do primeiro tempo, ao abrir o placar diante de 57.520 torcedores no estádio Santiago Bernabeu.

OITO MUDANÇAS – O técnico francês Zinedine Zidane fez oito mudanças no time e tirou até Benzema, que havia marcado o gol da vitória (1 x 0) do último domingo sobre o Sevilha. O lateral Marcelo foi um dos afastados. Casemiro foi mantido, e Vinícius Júnior, que sequer havia ficado na reserva, começou com o espanhol Lucas Vazquez e o colombiano James, mas estava sendo muito vaiado pelos torcedores, após 16 jogos sem fazer gol. Foi apenas o quarto gol de Vinícius em 37 jogos oficiais pelo Real Madrid.

CURIOSIDADE –Rodrygo Goes, que fez 18 anos em 9 de janeiro, e Vinícius Júnior, que completou 19 anos em 12 de julho, com as idades somadas (37), são cinco anos mais novos que o árbitro espanhol Antonio Matheu Lahoz (42), que também por curiosidade apitou 13 faltas de cada time e advertiu dois jogadores de cada time. O zagueiro Eder Militão foi o único brasileiro dos quatro advertidos.

FENÔMENO – Na estatistica dos jogadores com o gol mais rápido com a camisa do Real Madrid no campeonato espanhol, há o registro do gol de Ronaldo Fenômenoaos 62 segundos, no jogo com o Alavés, mas ele já havia estreado. Rodrygo é o recordista do clube e deverá ganhar homenagem especial do Real Madrid. É tratado como joia rara.

LÍDERES COM SAMBA – Os principais jornais esportivos espanhóis, em suas edições online, destacaram o choro de Vinícius Júnior e o recorde de Rodrygo Goes. AS salientou em sua manchete: “Líderes com samba”. MUNDO DEPORTIVO estampou: “Inesperada festa brasileira no Bernabeu”. MARCA publicou a foto de Rodrygo e Vinícius na capa, com o título: “Madrid jovem assume liderança”.

O REAL MADRID é o líder com 14 pontos – 4 vitórias, 2 empates, 12 gols marcados e 6 gols sofridos -, um ponto à frente do Atlético de Madrid (13), que venceu (2 x 1) fora de casa o Mallorca, no estádio municipal de Butarque, com um gol do sergipano Diego Costa e outro do português João Félix. O Barcelona é apenas quinto, com 10 pontos, e por tempo indeterminado ficará sem Messi, com lesão muscular na coxa.

GOLDEN BOY -Rodrygo Goes e Vinícius Júnior estão entre os concorrentes ao prêmio Golden Boy destinado a jogadores até 21 anos e no dia 15 de outubro, a lista que começou com 100 nomes, será reduzida aos 20 finalistas. Entre os mais cotados, o goleiro Donnarumma, do Milan; o meia Phil Foden, e o atacante Justin Kluivert, da Roma.

BOM LEMBRAR – Dos três sul-americanos que ganharam o prêmio, Alexandre Pato – hoje aos 30 anos, no São Paulo FC – foi o único brasileiro, em 2007, no Milan. Os outros foram os argentinos Messi, em 2005, e Aguero, em 2007.