Foto: Thibault Camus/AP

O Paris Saint Germain, campeão francês, estabeleceu nesta primeira sexta-feira (2) de novembro, depois de 56 anos, o novo recorde de vitórias consecutivas (12), nos principais campeonatos europeus, ao vencer (2 x 1) o Lille, em noite de festa para os 48 mil torcedores, no Parque dos Príncipes, em Paris. O recorde era do Tottenham, de Londres, com 11 vitórias, quando foi campeão inglês, na temporada 1960-61, com 66 pontos, oito à frente do Sheffield Wednesday.

PSG 100% – O PSG é único com 100% de aproveitamento – 12 jogos, 12 vitórias -, ataque mais positivo (40), defesa menos vazada (6) e o artilheiro Mbappé (11). O jovem atacante de 19 anos, da seleção campeã do mundo e melhor jogador jovem da Copa 2018, é também, com os 11 gols, o maior artilheiro dos cinco principais campeonatos da Europa – França, Espanha, Itália, Alemanha e Inglaterra -, com a cotação cada vez mais elevada.

Foto: site vi.nl

MBAPPÉ fez o primeiro gol, aos sete do segundo tempo, e depois deu assistência a Neymar, com quem tabelou, para fazer o segundo gol, aos 38, após o chute do atacante brasileiro ter desviado no zagueiro francês Adama Soumaoro e tirado a chance do goleiro francês Mike Maignam, 23 anos, 1,85m, formado na base do Lille, do norte da França. O gol do Lille, nos acréscimos, foi marcado de pênalti, aos 48, pelo meia Nicolas Pépé, 23 anos, natural da Costa do Marfim, país da África.

MUITO FÁCIL – As doze rodadas iniciais antecipam que o PSG vai ganhar o título francês pela segunda temporada consecutiva, que será o oitavo de sua história de 48 anos, fundado em 12 de agosto de 1970. O PSG tem 36 pontos – 12 vitórias em 12 jogos, 41 gols marcados e 7 sofridos -, enquanto o Lille, vice-lider, soma 25 pontos – 8 vitórias, 1 empate, 3 derrotas -, 21 gols marcados e 10 sofridos. O Montpellier, terceiro, tem 22 pontos, e o Lyon, 20.

CHAMPIONS – O técnico alemão Tomas Tuchel terá só três dias para ajustar o time para o próximo jogo da Liga dos Campeões, terça (6), com o Napoli, vice-lider do Campeonato Italiano, no estádio San Paolo, onde goleou (5 x 1) nesta sexta (2) o Empoli. No jogo de ida, em Paris, o PSG se livrou da derrota com o gol do argentino Di Maria, nos minutos finais, no empate (2 x 2) no Parque dos Príncipes. O PSG tenta se livrar do estigma de time doméstico.