Único invicto, com 20 vitórias e 4 empates, o Sporting venceu neste sábado (20) o Vitória de Guimarães por 1 x 0, gol do lateral Gonçalo Inácio aos 43 do primeiro tempo, no estádio José Alvalade, em Lisboa, e manteve a liderança da Primeira Liga, com 10 pontos de vantagem sobre o vice-líder Porto, que ganhou (2 x 1) fora de casa do Portimonense. Braga, com 50 pontos, e Benfica, com 48, decidem o terceiro lugar no confronto deste domingo (21), no estádio da Luz, em Lisboa. Faltam só 10 rodadas.

DESFALQUES – O Sporting não pôde escalar o zagueiro uruguaio Sebastián Coates; o lateral português Vitorino Antunes e o meia carioca Mateus Nunes, que testaram positivo para Covid, a 48 horas do jogo. Natural de Almada, distrito de Setubal, o zagueiro Gonçalo Inacio, de 19 anos, foi deslocado para a lateral, no lugar de Vitorino Antunes, e fez o gol decisivo, sob muita expectativa da confirmação do VAR, que minutos antes já havia anulado por impedimento um gol do atacante Tiago Tomás.

LÁGRIMAS – O fim do jogo Sporting 1 x 0 Vitória de Guimarães foi emocionante, com as lágrimas do meia Dário Essugo, luso-angolano, o mais jovem a estrear com a camisa do Sporting, seis dias após completar 16 anos, no último domingo (14). O recorde foi batido após 22 anos e 2 meses, e era do zagueiro Santamaria, que no sábado, 23 de janeiro de 1999, no estádio municipal de Chaves, estreou aos 16 anos, 11 meses e 12 dias, no jogo Chaves 2 x 2 Sporting. 

DESTINO – Desde que chegou a Lisboa com a família, o angolano Dário Essugo acompanhava treinos e jogos do Sporting, até receber o convite para entrar na escolinha do clube. Logo após a vitória deste sábado (20), o Sporting publicou em suas redes sociais uma foto de Dário Essugo, aos oito anos, com o agasalho verde do clube, ganho de presente do meia João Mario. Quis o destino que a estreia dele, com o recorde, fosse no jogo em que substituiu João Mario, aos 39 minutos do segundo tempo.

SONHOS – Quando viu a foto nas redes sociais do clube, o meia João Mario, de 28 anos, nascido no Porto, mas formado no Sporting, clube do coração, ficou ainda mais emocionado, e publicou em sua conta no Instagram: “Segue os teus sonhos, Dário Essugo. Parabéns, menino”. João Mario, também titular da seleção portuguesa, foi vendido em 2016 pelo Sporting por 40 milhões de euros à Inter de Milão, que o emprestou ao West Ham e ao Lokomotiv Moscou, e ao Sporting até junho de 2021.

TÉCNICO – O símbolo da renovação do Sporting, líder e único invicto, mas que não ganha o campeonato desde 2001-2002, começa na figura de Ruben Amorim, lisboeta de 36 anos, técnico mais jovem da Primeira Liga. O médico Frederico Varandas, de 41 anos, presidente do clube, foi chamado de louco ao pagar a multa rescisória de 10 milhões de euros para tirá-lo do Braga. Hoje, o técnico está no radar de alguns clubes economicamente mais fortes, mas terá o contrato renovado com o Sporting.

SPORTING – Adan, Luis Neto, Gonçalo Inácio e Feddal; Pedro Porro, Nuno Mendes (Matheus Reis), João Palhinha, Daniel Bragança (Bruno Tabata) e João Mario (Dário Essugo); Pedro Gonçalves (Jovane Cabral) e Tiago Tomás (Paulinho) – o time do Sporting, com três zagueiros, cinco no meio e dois atacantes, líder com 64 pontos em 24 jogos – 20 vitórias, 4 empates – e saldo de 35 gols (46 a 11). O técnico Ruben Amorim disse que “os novatos continuarão a ter vez em nossa equipe”.

EM ABRIL – Após a rodada deste fim de semana, o Campeonato Português só recomeça dia 3 de abril, quando o Sporting visitará o Moreirense, no Parque Joaquim Freitas, na freguesia de Moreira de Cônegos, freguesia de Guimarães. A pausa é devido às eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, com a estreia de Portugal dia 24 com o Azerbaijão, no estádio da Juventus, em Turim, devido às restrições sanitárias. Depois, Portugal joga com a Sérvia, dia 27, em Belgrado, e com Luxemburgo, dia 30.

GOLS CONTRA – O Porto manteve a vice-liderança com 54 pontos, ao vencer (2 x 1) o Portimonense, com dois gols contra de brasileiros: do zagueiro Lucas Possignolo, de 26 anos, 1,85m, paulista de Piracicaba, e do goleiro Samuel Lima, de 26 anos, 1,88m, baiano de Teixeira de Freitas. O gol do Portimonense foi do lateral Fali Candé, de 23 anos, africano da Guiné Bissau. O jogo foi no estádio municipal de Portimão, cidade portuária da região do Algarve, no Sul de Portugal.

VICE-LÍDER com 54 pontos – 16 vitórias, 6 empates, 2 derrotas e saldo de 28 gols (51 a 23) -, o Porto, do técnico português Sergio Conceição, não será alcançado pelo Braga, terceiro com 50 pontos, que neste domingo (21) recebe o Benfica, quarto colocado com 48 pontos, no estádio municipal de Braga, na antiga freguesia de Dume. Se não vencer, o Benfica corre o risco de ficar fora dos torneios europeus de 2021-22, depois do fracasso em 2020-2021 na Champions League e na Liga Europa.

Foto: Record