Escolha uma Página

Com os dois gols da vitória de ontem (20) da Juventus sobre a Lazio (2 x 1), no Allianz Stadium, em Turim, Cristiano Ronaldo tornou-se o primeiro a marcar 50 gols em três dos cinco principais campeonatos europeus. No Italiano, com 50 gols em 61 jogos, ele superou o ucraniano Andriy Schevchenko, do Milan, que só fez 50 gols no jogo 69, e Ronaldo Fenômeno, que só fez 50 gols no jogo 70 pela Inter. Cristiano Ronaldo chegou aos 62 gols em 85 jogos, em todas as competições pela Juventus.

23 EM 30 JOGOS – O notável artilheiro português de 35 anos também estabeleceu a maior sequência de pênaltis convertidos (12) no Italiano, superando Roberto Baggio, do Bologna, com 11, na temporada 1997-98. Cristiano Ronaldo também conseguiu sua melhor marca de gols nos campeonatos europeus, desde 2014-15, quando havia feito 25 em 30 jogos pelo Real Madrid. Com os dois gols de ontem (20), Cristiano Ronaldo divide a artilharia do campeonato com 20 gols com Ciro Immobile,da romana Lazio.

OS DOIS COM 12 – Cristiano Ronaldo fez o primeiro gol da Juventus aos 5 minutos do segundo tempo, convertendo pênalti – toque do zagueiro angolano Bartolomeu Bastos – e Ciro Immobile marcou o gol da Lazio aos 38, na cobrança do pênalti, que sofreu do zagueiro Leonardo Bonucci. Coincidência: Cristiano Ronaldo e Ciro Immobile, que dividem a artilharia do campeonato, fizeram 12 de seus 20 gols em cobranças de pênaltis.

CHUTEIRA DE OURO – Faltando quatro jogos para o final do campeonato, que deve ser ganho pela nona temporada consecutiva pela Juventus – recordista absoluta de títulos italianos -, Cristiano Ronaldo e Ciro Immobile precisam de seis gols para ganhar a Chuteira de Ouro 2019-2020. O polonês Robert Lewandowski, de 31 anos, marcou 25 gols pelo Bayern, octacampeão alemão, e não quer ver escapar a maior chance de sua carreira de ganhar o prêmio de artilheiro da Europa pela primeira vez.

TÍTULO ANTECIPADO – Precisando apenas de quatro pontos nos quatro jogos restantes, a Juventus pode ser campeã quinta (23) se vencer fora de casa a Udinese, desde que a Inter de Milão,em casa, não ganhe amanhã (22) da Fiorentina. No fim de semana, a vice-líder Inter fora de casa, sábado (25), com a Genoa, e a líder Juventus recebe a Sampdoria, domingo (26), em Turim. A Juventus vai apenas ampliar o recorde de títulos consecutivos, já batido com os sete que conseguiu em 2018-19.

EM TRÊS MINUTOS – Cristiano Ronaldo conseguiu ontem (20) marcar dois gols em três minutos, após passar em branco na rodada anterior, e de a Juventus não ter ganho nenhum dos três últimos jogos. Depois de 1 x 0 aos 5, com o gol de pênalti, Cristiano Ronaldo fez 2 x 0 aos 8, com assistência do meia canhoto argentino Paulo Dybala, que aproveitou a falha do zagueiro Luis Felipe, paulista de 23 anos, comprado do Ituano, por apenas 500 mil euros, após o Brasileiro da Série D de 2016.

Foto: Marco Alpozzi/LaPresse via AP