DEPOIS DE SETE VITÓRIAS, o Bahia perdeu a invencibilidade como mandante, ao sofrer os gols do paraguaio Isidro Pitta, na derrota por 2 x 1 para o Cuiabá, na tarde deste sábado (13), com recordes de renda, R$1.843.429,50, e público, 48.267 pagantes, de 2024, na Arena Fonte Nova, em Salvador. O Bahia tem a melhor média do ano no Nordeste, com 32.514 pagantes por jogo.
DAS SETE VITÓRIAS, duas sem sofrer gol (1 x 0 no Bragantino e no Fortaleza) e três de virada (2 x 1 no Fluminense e no Vasco, e 4 x 1 no Cruzeiro), mas no jogo com o Cuiabá, faltou inspiração, e o tetracampeão mato-grossense, bem superior, manteve o tabu de não perder para o Bahia, com três empates e a segunda vitória neste sábado (14).
O CUIABÁ FEZ 1 x 0 aos 22, com o gol de cabeça de Isidro Pitta, e o Bahia, só com três finalizações no 1º tempo, empatou logo aos 3 minutos do 2º tempo, com o meia carioca Jean Lucas, de 26 anos, revelado no Nova Iguaçu, mas o Cuiabá esfriou a reação, dois minutos depois, com o 2º gol de Isidro Pitta, voltando a vencer após 4 empates e uma derrota.
COM OS DOIS GOLS, Isidro Pitta juntou-se a Everaldo (Bahia), Luciano (São Paulo), Mateus Pereira (Cruzeiro), Vegetti (Vasco) e Paulinho (Atlético Mineiro, com seis gols, só menos 1 gol que o argentino Lucero (Fortaleza) e 2 gols que Pedro (Flamengo), artilheiro com 8 (3 de pênaltis).
A 5ª DERROTA pode levar o Bahia, com 30 pontos e 9 vitórias, a perder o 4º lugar, se o São Paulo, 6º com 27 pontos e 8 vitórias, vencer o Grêmio, 4ª feira (17), no Morumbi, no encerramento da 17ª rodada. O São Paulo se igualaria em pontos (30) e em vitórias (9) e superaria o Bahia no saldo de gols. Já o Cuiabá, subiu ao 15º, com 17 pontos.
APÓS CRUZEIRO 2 x 1 BRAGANTINO e Bahia 1 x 2 Cuiabá, a Série A de 2024 registra 388 gols em 155 jogos, média de 2.5 gols por jogo. A 17ª rodada será concluída 3ª (16): Juventude x Atlético Mineiro e Corinthians x Criciúma, e 4ª (17): Atlético Goianiense x Vasco, São Paulo x Grêmio, Fortaleza x Vitória, Fluminense x Athletico, Internacional x Flamengo e Botafogo x Palmeiras.
BOM LEMBRAR: há sete jogos atrasados: Criciúma x Fortaleza (3ª rodada); Grêmio x Criciúma e Cruzeiro x Internacional (5ª rodada); Internacional x Juventude e Atlético Mineiro x Grêmio (6ª rodada), e Bragantino x Internacional e Cuiabá x Juventude (16ª rodada).
INTERNACIONAL ELIMINADO
DEPOIS DE PERDER o jogo em Porto Alegre por 2 x 1, o Internacional foi eliminado da Copa do Brasil, com o 1 x 1 deste sábado, em Caxias do Sul, com o Juventude, em jogo com neblina, invasão de campo, dois pênaltis perdidos e expulsões, no estádio Alfredo Jaconi.
O ZAGUEIRO paulista Rodrigo Sam fez o gol do Juventude e o atacante equatoriano Enner Valencia empatou. O goleiro Gabriel, do Juventude, defendeu pênaltis de Enner Valencia e Alan Patrick no tempo normal. O técnico Roger Machado, do Juventude, pode assumir o Internacional.
A SITUAÇÃO DO INTER continua ruim, após a eliminação da Copa do Brasil, sem técnico e em 12º no Campeonato Brasileiro, com 19 pontos. Mas a fase do Grêmio é pior, em 18º, com 11 pontos, precisando vencer o Operário, amanhã (14), no estádio Centenário, em Caxias do Sul, depois do 0 x 0 no jogo de ida em Ponta Grossa, no Paraná, para também não ser eliminado da Copa do Brasil.
Fotos: Divulgação Cuiabá FC