Os três gols que Messi marcou nos 4 x 0 sobre o PSV, da Holanda, na estreia da fase de grupos da Liga dos Campeões, na noite de ontem (18), em Barcelona, fizeram dele o recordista do maior torneio de clubes da Europa disputado desde 1956. O craque do FC Barcelona superou Cristiano Ronaldo, que conseguiu sete hat-tricks – três gols em um só jogo -, lembrando que cada um ganhou cinco vezes o prêmio de melhor do mundo nos últimos dez anos da festa da FIFA.
MESSI E O OITAVO – Na carreira vitoriosa que o consagra entre os maiores jogadores de todos os tempos da história, Messi completou oito hat-tricks – um a mais que Cristiano Ronaldo -, na Liga dos Campeões, o que não é tudo a destacar de ambos. Tanto ao argentino quanto ao português, faltam marcas que ainda não alcançaram e é pouco provável que as atinjam, em comparação com outros astros da bola. Há alguns exemplos, com números importantes, como detalharemos na sequência da matéria.
foto: site punditarena.com
- GOLS EM FINAIS – Messi marcou dois, em 2009 e 2011. Cristiano Ronaldo fez quatro, um em 2008 e 2014; dois em 2017. Di Stefano, craque argentino, fez gol em todas as cinco primeiras finais ganhas pelo Real Madrid: 1956, 57, 58, 59, 60. Puskas, craque húngaro, foi o único a fazer quatro gols em uma final, a última das cinco consecutivas do Real, em 1960.
Foto: Ferenc Puskas – foto: site europebetweeneastandwest.wordpress.com
- Naturalizados, Di Stefano e Puskas jogaram pela Espanha na Copa de 1962, no Chile, a segunda que o Brasil ganhou. Eles não fizeram gol e o Brasil venceu (2 x 1, de virada, no segundo tempo), gols de Amarildo, em 6/6/62, no estádio Sausalito – 18.715 pagantes -, na cidade de Viña del Mar.
Foto: Maldini (football365.com) / Gento (torcedores.com)
- MAIS FINAIS – Cristiano Ronaldo disputou cinco finais, porém Di Stefano participou de seis e os recordistas Francisco Gento, ponta-esquerda do Real Madrid, e Paolo Maldini, zagueiro do Milan, estiveram em sete finais da Champions. Maldini detém o recorde de mais velho em uma final, Milan 3 x 3 Liverpool (3 x 2, pênaltis), em 25/5/2005, aos 36 anos 333 dias. Nesse jogo, Maldini marcou o gol mais rápido em uma final das Ligas dos Campeões, aos 53 segundos.
Foto: site ogol.com.br
- Mas, o gol mais rápido de todos os jogos da história da Liga dos Campeões, que Messi e Cristiano Ronaldo ainda não conseguiram, foi o do lateral-esquerdo alemão Roy Makaay, aos 10 segundos, na vitória (2 x 1) do Bayern de Munique sobre o Real Madrid, em 8 de março de 2007.
Foto: Clarence Seedorf / site kidbentinho.com
- MAIS TIMES – Messi nunca vestiu outra camisa. Cristiano Ronaldo foi o primeiro campeão em dois times: no Manchester United, em 2008, e no Real Madrid, em 2014 e 2017. Só um foi campeão em três: o holandês Clarence Seedorf (ex-Botafogo), em 95 no Ajax; em 98 no Real Madrid, e em 2003 e 2007 no Milan.
foto: Zlatan Ibrahimovic / site nordic.businessinsider.com / TT / Jonas Ekströmer
- MAIS GOLS – O sueco Zlatan Ibrahimovic é o único da história da Champions League a fazer gol por seis times: Ajax, Juventus, Inter de Milão, Barcelona, Milan e PSG. Na semana passada, Ibrahimovic – agora aos 37 anos, atuando na Liga dos Estados Unidos pelo Los Angeles Galaxy – completou 500 gols na carreira.
Foto: Bafétimbi Gomis / site futebol24h.com.br
- TRÊS EM OITO – Messi e Cristiano Ronaldo ainda não se aproximaram do recorde do francês Bafétimbi Gomis, 33 anos, atualmente no Al-Hilal (Arábia Saudita), que fez o hat-trick mais rápido da história da Liga dos Campeões: em 8 minutos ele marcou 3, em 7/12/2011, na goleada Dínamo de Zagreb 1 x 7 Lyon, em jogo da fase de grupos.
- BOM LEMBRAR – O português Cristiano Ronaldo (33), nascido em Funchal, cidade famosa da Ilha da Madeira, em 5 de fevereiro de 1985, 1,85m, ambidestro, é 2 anos e 139 dias mais velho que o argentino Lionel Messi (31), nascido em Rosário, terceira maior cidade, 300 km ao noroeste de Buenos Aires, em 24 de junho de 1987, 1,70m, canhoto. Ambos têm em comum: qualidade técnica, faro de gol, muitos títulos e cinco merecidos prêmios de melhores do mundo.