Trinta e quatro vezes campeão espanhol e treze vezes campeão da Liga dos Campeões, o Real Madrid decepcionou na estreia do campeonato 2020-2021, ao ficar no 0 x 0 com a Real Sociedad, no estádio Anoeta, em San Sebastián, no País Basco, a 484 km de Madrid, neste penúltimo domingo (20) de setembro. O técnico francês Zidane não recorreu às cinco substituições e contrariou o volante Casemiro, titular da seleção brasileira, que não escondeu a tristeza por só ter entrado na metade do segundo tempo.

CASEMIRO, paulista de 28 anos, está no Real Madrid desde 2013, com 240 jogos, três Mundiais de clubes e quatro Champions. Ele ficou na reserva de Martin Odegaard, norueguês de 21 anos, que voltou ao Real Madrid após o empréstimo em 2019-20 à Real Sociedad, time modesto de meio de tabela, em que teve algumas boas atuações. Aos poucos, de acordo com o projeto que apresentou ao presidente Florentino Perez, o técnico Zidane está iniciando a renovação da equipe, que estreou de uniforme preto.

NOVIDADE – Foi o que se viu logo na estreia do time no campeonato 2020-21, em que o Real Madrid se tornou o primeiro a colocar, de uma só vez em um jogo, quatro jogadores nascidos no ano 2000:  os brasileiros Vinícius Junior, ex-Flamengo, e Rodrygo, ex-Santos, e os atacantes espanhóis Sergio Arribas, de 18 anos, e Marvin Park, de 19 anos, saídos da equipe de base do Real Castilla. Arribas substituiu Vinícius e Marvin entrou no lugar de Rodrygo.

EXIBIÇÃO – O técnico Zidane não escondeu a irritação com alguns jogadores, que preferiram se exibir, a criar jogadas produtivas. O primeiro caso foi o de Vinícius Junior, que logo no início deu uma caneta no lateral, e depois o artilheiro Benzema, que aplicou um lençol no marcador, quando poderia ter finalizado. O goleiro belga Courtois, de 28 anos, 1,99m, acabou salvando o Real Madrid da derrota, com duas defesas difíceis quase no final do jogo, em que o árbitro Martinez Munuera marcou 29 faltas (15 do Real Madrid).

BARCELONA – Três times que estavam disputando os torneios europeus tiveram a estreia no Campeonato Espanhol adiada. O Barcelona fará o primeiro jogo em seu Camp Nou com o Villarreal, no próximo domingo (27), mesmo dia em que o Atlético de Madrid receberá o Granada em seu estádio Wanda Metropolitano. O Sevilha só estreará segunda-feira (28), fora de casa, com o Cadiz, no novo estádio Ramon de Carranza, em Cadiz, no Sul da Espanha, a cidade mais antiga da Europa Ocidental. Cadiz fica a 125 km de Sevilha.

Foto: Trivela