A UNIÃO EUROPEIA DE FUTEBOL ADMITE REFORMULAR A REGRA DA LEI DO IMPEDIMENTO, depois da polêmica sobre o gol de Kylian Mbappé, o da vitória da França sobre a Espanha por 2 x 1, na decisão da Liga das Nações, no último domingo (10), no estádio Giuseppe Meazza, em Milão, no Norte da Itália. O atacante francês estava adiantado, mas a tentativa de corte do zagueiro espanhol Eric Garcia validou o lance, na interpretação do árbitro inglês Anthony Taylor.
RESPALDO – Considerado um dos árbitros mais bem preparados do grupo seleto da Liga Inglesa desde 2010, e da FIFA desde 2013, Anthony Taylor, de 42 anos, natural de Manchester, contou com o respaldo do italiano Roberto Rosetti, de 54 anos, árbitro FIFA de 2002 a 2010, hoje diretor de arbitragem da UEFA: “Taylor adotou decisão correta, baseando-se na interpretação da lei. O jogador espanhol interveio de modo deliberado para evitar que a bola chegasse ao jogador francês, e não conseguiu”.
PODE MELHORAR – Aos 54 anos, fisioterapeuta e gerente de hospital em Turim, cidade onde nasceu no Norte da Itália, Roberto Rosetti diz que a União Europeia de Futebol reconhece que há formas de poder melhorar a redação da regra do jogo, e antecipou que o tema será analisado na reunião do próximo dia 27: “A UEFA, assim como a FIFA, está sempre buscando melhorar a qualidade dos jogos, o que passa pela atuação da arbitragem, sem benefício ou prejuízo para as equipes”.
SUBSTITUIÇÕES – O diretor de arbitragem da União Europeia de Futebol disse que, outro tema a ser discutido na reunião da última quarta-feira de outubro (27), é a manutenção das cinco substituições: “Há possibilidade de que voltem a ser três, como era antes da pandemia, mas também é outro tema complexo”. Fontes mais próximas da FIFA, garantem que a tendência é de que as cinco substituições sejam mantidas, pelo menos até o final da Copa do Mundo de 2022.
GOLEIRO – Educado e atencioso, procurando responder a todas as perguntas com calma e clareza, o diretor de arbitragem da União Europeia de Futebol antecipou que outro ponto importante da regra a ser abordado é com relação ao goleiro: “Algumas observações têm sido feitas com relação ao adiantamento do goleiro na cobrança de pênalti. Tudo indica que o goleiro passe a ser obrigado a manter um dos pés sobre a linha do gol, até que a cobrança seja executada”.
A PREVISÃO é de que, embora os temas sejam abordados na reunião do próximo dia 27, a decisão final só será aprovada após a primeira quinzena de março de 2022, quando a comissão de arbitragem da FIFA se reunirá para o parecer final.