Foto: Rafael Ribeiro/Vasco.com.br

Já que a chance de vitória como visitante continua muito reduzida, depois de sete empates e oito derrotas -, o Vasco entra  na reta final para escapar do quarto rebaixamento à Série B, em sua história recente no Campeonato Brasileiro, no jogo desta sexta (26), às 21h30m, com o Internacional, ainda candidato ao título, com a obrigação de ganhar os três primeiros pontos dos doze que vai disputar em São Januário.

COMPLICADO – O Vasco terá jogo muito complicado diante do Internacional (57 pontos), que, se vencer, pelo menos pernoita na vice-liderança, em que até pode terminar a rodada, desde que o Flamengo (58) ao menos empate com o líder Palmeiras (62). O empate entre Flamengo e Palmeiras é o melhor resultado para o Internacional, desde que ganhe, porque ficaria só a três pontos (63 x 60) do líder, com chance de continuar disputando o título nas sete rodadas restantes.

OS RIVAIS – O Vasco, décimo quinto, só está à frente do América Mineiro, décimo sexto, pelo menor saldo negativo de gols. Ambos têm 8 vitórias, 10 empates, 12 derrotas. O saldo do Vasco é de menos sete (35 a 42) e o do América de menos nove (26 a 35). Vasco e América, com 34 pontos, estão pressionados pelo Vitória, décimo sétimo com 33 pontos, que pode ultrapassá-los, se ganhar do São Paulo no primeiro jogo da noite desta sexta (26), no estádio Barradão, em Salvador.

CHAPECOENSE – Também ainda tentando evitar o primeiro rebaixamento, a Chapecoense, com 31 pontos, faz jogo-chave, sábado (27), na Arena Condá, em Chapecó, com o América Mineiro. Com 7 vitórias – menos uma que Vasco e América -, o outro problema sério da Chapecoense é o saldo negativo de gols, de 16, com 29 marcados e 45 sofridos.

DUAS VIRADAS – O retrospecto do Vasco como mandante é um alento, após as duas primeiras vitórias de virada sobre os mineiros, 2 x 1 no Atlético e 4 x 1 no América. As duas únicas derrotas em São Januário foram para o Vitória (3 x 2) e o Botafogo (2 x 1), de vez que as outras duas derrotas com o mando de campo – 4 x 1 para o Corinthians e 3 x 0 para o Santos – foram em Brasília e no Maracanã. 

CINCO DE VOLTA – O Vasco não antecipou a escalação, mas o time pode contar com a volta de cinco: o volante argentino de contenção Desábato; os meias Bruno Ritter e Andrey; o zagueiro Luis Gustavo e, possivelmente, Pikachu, que saiu do jogo com o Sport com problema na cabeça, após choque com o lateral Sander. No Internacional, Rossi substitui Leandro Damião, com problema muscular, e o uruguaio Nico Lopez vai atuar mais avançado. O meia Camilo e o atacante Pottker foram vetados. Ígor Benevenuto, da Federação Mineira, apita Vasco x Internacional.