A última vaga das semifinais da Libertadores 2019 foi confirmada na noite desta quinta (29), com uma coincidência da noite anterior, em que o Flamengo poderia perder por um gol do Internacional, após ganhar (2 x 0) o jogo de ida. O River, na mesma situação, confirmou a classificação ao empatar, também por 1 x 1, com o Cerro Porteño, de quem ganhou (2 x 0) no primeiro jogo.

SEM PROBLEMA – O diferente na confirmação da classificação do River para as semifinais foi que o Cerro Porteño fez 1 x 0 logo aos 8 minutos e inflamou a torcida no estádio Defensores del Chaco, em Assunção, com o gol de cabeça do veterano Haedo Valdez, que aproveitou o cruzamento de Joaquin Larrivey.

Haedo Valdez, 35 anos, capitão do Cerro, voltou ao Paraguai após seis temporadas na Alemanha, onde foi campeão com o Werder Bremen e com o Borussia Dortmund. Impulsionado pela maior torcida do Paraguai, o Cerro esteve perto do segundo gol.

ALÍVIO DE LA CRUZ – Mesmo em desvantagem, o River voltou tranquilo do intervalo e chegou ao empate logo aos sete minutos, com o gol de Nicolás De La Cruz, aproveitando o rebote do goleiro argentino Juan Pablo Carrizo, 35 anos, contratado em janeiro.

De La Cruz, autor do gol, é uruguaio, 22 anos, jogador mais baixo do River – 1,67m -, irmão do meia Carlos Sanchez, do Santos. Ele se sentiu aliviado porque na véspera havia sido retirado do hotel do River pela polícia, acusado de agredir policiais paraguaios em 2016. Os dirigentes que o acompanharam resolver o problema e ele foi liberado.

RIVER PLATE – Franco Armani, Montiel, Rojas, Lucas Martinez e Casco; Zucullini, Palacios, Fernandez (Ferreira) e De La Cruz; Borré (Pratto) e Matias Suarez (Scocco). Técnico – Marcelo Gallardo

RIVER DECIDE FORA – As semifinais serão nos dias 2 e 21 de outubro, com o primeiro jogo no estádio do River. O Boca Juniors tem o direito de fazer o segundo jogo em casa porque foi primeiro na fase de grupos. As eleições presidenciais na Argentina serão dia 27 de outubro e os dirigentes querem ver con a Conmebol se é possível alterar as datas.

ÔNIBUS BLINDADO – No próximo domingo (1) River e Boca se enfrentarão pela quinta rodada do campeonato e o Boca antecipou que sua delegação irá de ônibus blindado. A final da Libertadores 2018 teve que ser disputada na Espanha porque os torcedores do River quebraram os vidros das janelas quando o ônibus do Boca chegava ao estádio.

JOGO 249 – River e Boca se enfrentam desde 1913 e o jogo de domingo (1) será o de número 249 da história, que registra o crescimento espantoso da rivalidade. Em 248 jogos, o Boca venceu 88, o River ganhou 82 e houve 78 empates. O Boca não vence o River há quatro jogos. A última vitória foi em 5 de novembro de 2017, no estádio do River.

LIBERTADORES – O primeiro jogo das semifinais será o de número 31 do confronto Boca x River na Libertadores. Em 30 jogos, o Boca venceu 10 e o River, 9, registrando-se 11 empates. No Estádio Monumental de Nuñez, inaugurado em 26 de maio de 1938, o jogo de domingo (1) será o de número 102. Em 101, houve 34 empates, o River venceu 39 e o Boca, 28. A última vitória do River em seu estádio sobre o Boca foi em 16 de novembro de 2010, 1 x 0, gol de Maidana.

Foto: Trivela