DENTRO DO ESPERADO, pela acentuada superioridade, o Flamengo venceu o Ñublense, do Chile, o mais fraco do Grupo A, por 2 x 0, gols de Pedro, aos 14 e aos 37 do 1º tempo, na estreia do técnico argentino Jorge Sampaoli, na noite de ontem (19), no Maracanã. O terceiro gol, de Everton Ribeiro, aos 39 do 2º tempo, foi bem anulado, e o árbitro nem precisava de três minutos na revisão, para ver que Everton fez falta em Provost, no grande círculo, no início da jogada.

COM OS DOIS GOLS, Pedro tornou-se o segundo artilheiro do Flamengo na Libertadores, com 18 gols em 30 jogos. Ele ultrapassou Zico e Bruno Henrique, com 16, e tem menos 10 gols que Gabriel. Foi a 94ª vitória do time em 164 jogos, com 33 empates e 37 derrotas. Em sua estreia no Flamengo, Sampaoli chegou a 62 vitórias em 111 jogos dirigindo equipes brasileiras: 35 vitórias em 65 jogos no Santos; 26 em 45 jogos no Atlético Mineiro.

JORGE SAMPAOLI estreou com a volta de três zagueiros, esquema que considera melhor para liberar os alas, e dando a braçadeira de capitão a Gabriel, que durante o jogo sentiu dores lombares e precisou ser massageado à beira do campo. Vidal, Marinho, David Luiz e Pedro iniciaram, enquanto Everton Ribeiro, Mateus França, Cebolinha e Wesley, titulares com o técnico interino Mario Jorge, na estreia do Brasileiro com o Coritiba, só entraram no transcurso do jogo.

O TÉCNICO disse ter gostado muito de o time ter jogado o tempo todo com a bola: “Fiz os encaixes de algumas peças e a cada jogo vamos aumentar o rendimento para que a equipe se consolide. Houve precipitação em certos momentos, mas isso aos poucos será corrigido, evitando o desgaste e o cansaço. A tendência é que, passo a passo, todos assimilem bem as evoluções que pretendo introduzir e que o time renda mais a cada jogo”.

O FLAMENGO da 1ª vitória na Libertadores: Santos, Fabricio Bruno (Wesley), David Luiz (Rodrigo Caio) e Leo Pereira; Tiago Maia, Vidal (Cebolinha), Gerson e Ayrton Lucas; Marinho (Everton Ribeiro), Gabriel (c) e Pedro (Mateus França), com atuação superior à de visitante na estreia, em que levou a virada do Aucas no Equador por 2 x 1, no penúltimo jogo do português Vitor Pereira, uma das piores contratações da atual gestão do futebol do clube.

FLAMENGO 2 x 0 ÑUBLENSE registrou R$2.245.919,00. 48.895 pagantes. O árbitro colombiano Wilmar Roldan foi salvo pelo VAR, depois de não ter marcado a falta de Everton Ribeiro, no grande círculo, na origem do lance do 3º gol. O Racing pode se isolar na liderança, com 6 pontos, se vencer o Aucas, do Equador, também com 3 pontos, e ambos invictos, na noite de hoje (20), no estádio El Cilindro, em Buenos Aires. O empate é o melhor resultado para o Flamengo.

O PRÓXIMO JOGO do Flamengo, fechando o turno da fase de grupos, será com o Racing, em Buenos Aires, dia 4 de maio. Ambos são favoritos às vagas nas oitavas de final. O Flamengo vai receber o prêmio adicional de 300 mil dólares pela vitória sobre o Ñublense. Domingo (23), o time joga em Porto Alegre com o Internacional, pela 2ª rodada do Brasileiro, e 4ª (26) volta ao Maracanã, precisando de vitória por três gols sobre o Maringá para continuar na Copa do Brasil.

                          CORINTHIANS VAIADO POR MAIS DE 40 MIL

O CORINTHIANS saiu vaiado por 40.670 torcedores, ao perder a liderança no confronto direto do Grupo E, com a derrota para o Argentinos Juniors por 1 x 0, na noite de ontem (19), na Arena Corinthians. A atuação da equipe foi desastrosa e a torcida pediu, não só a saída do técnico Fernando Lazaro, mas também a do presidente Duílio Monteiro Alves, que voltou a prestigiar o treinador. O gol foi ponta uruguaio Javier Cabrera, aos 12 do 1º tempo, completando de cabeça o cruzamento do lateral Santiago Montiel, que passou fácil por Fagner e Balbuena.

COM A DERROTA do Corinthians, só há três brasileiros invictos na fase de grupos da Libertadores 2023: Internacional, Athletico Paranaense e Fluminense, líder do Grupo D, único com 100% de aproveitamento – 2 jogos, 2 vitórias – e apenas 1 gol sofrido. O Palmeiras será o último brasileiro a jogar na 2ª rodada, hoje (20), com o Cerro Porteño, no Allianz Parque, em São Paulo, e tentará a primeira vitória, depois de perder na estreia para o Bolívar por 3 x 1, em La Paz.

O PALMEIRAS, último do Grupo C, é o único que não pontuou, depois da vitória do Barcelona sobre o Bolívar por 2 x 1, no último jogo da noite de ontem (19), em Guaiaquil, no Equador. No entanto, se vencer o Cerro Porteño por quatro gols, assumirá a liderança, ultrapassando no saldo, Bolívar, Barcelona e o próprio Cerro Porteño. Depois de poupar os titulares na estreia, hoje (20), o técnico Abel Ferreira escalará o time completo.

Foto: Marcelo Cortes / CRF e Meu Timão