HORAS DEPOIS de chegar ao Rio, onde trabalhará pela primeira vez, o técnico argentino Jorge Sampaoli, de 63 anos, foi ao Maracanã e viu o Flamengo estrear com vitória no Campeonato Brasileiro de 2023 por 3 x 0 sobre o Coritiba, em jogo que marcou a volta do atacante Bruno Henrique, depois de 10 meses, sem nada sentir após a cirurgia no joelho. O Flamengo igualou-se ao Fluminense, que fez 3 x 0 no América Mineiro, e ambos iniciam compartilhando a liderança.

A VITÓRIA ERA IMPORTANTE para o Flamengo, depois de três derrotas consecutivas, perdendo o Campeonato Carioca para o Fluminense (4 x 1); levando a virada do Aucas do Equador (2 x 1), na estreia da Libertadores, e derrotado pelo Maringá (2 x 0), na estreia da Copa do Brasil. Bem superior e sem sofrer risco, o Flamengo já saiu para o intervalo com
1 x 0, gol do lateral Ayrton Lucas, de fora da área, após receber uma assistência de cabeça de Gerson aos 11 minutos.

O FLAMENGO poderia ter ampliado a vantagem aos 42, mas o chute de Mateus França bateu na trave esquerda. Na volta do intervalo, o pênalti de Andrey em Gerson foi o alívio para Gabriel, que voltou a marcar depois de dois meses, ou 10 jogos, e se ajoelhou para agradecer, aos 10 minutos. Pedro substituiu Gabriel aos 31 e teve poucas chances, e só conseguiu o 3º gol nos acréscimos, aos 49 minutos, encobrindo o goleiro Gabriel Carvalho.

O INTERINO MARIO JORGE, que volta ao sub-20, explicou a preferência por Gabriel para iniciar o jogo: “Analisamos os últimos jogos do Coritiba e vimos que a equipe mudou de postura. O Gabriel foi escolhido por ter mais mobilidade que o Pedro, que sempre aparece mais como finalizador”. Antes do primeiro treino de Sampaoli, nesta 2ª feira (17), Mario Jorge conversará com o novo técnico e passará informações sobre o elenco.

FLAMENGO 3 x 0 CORITIBA registrou R$2.457.155,00. 42.848 pagantes. Estreante na Série A, o árbitro pernambucano Rodrigo Lima, de 38 anos, teve atuação segura. Foi correto na aplicação dos seis cartões amarelos, três em cada tempo, em Gabriel, Junior Urso e William Pottker, no 1º tempo, e Fabricio Bruno, Marinho e Zé Roberto. Os torcedores do Flamengo, apesar da vitória, ofenderam o presidente e o vice de futebol com palavras grosseiras após o jogo.

BRUNO HENRIQUE voltou aos 24 minutos do 2º tempo, 10 meses após bem-sucedido na cirurgia no joelho, que torceu ao cair de mau jeito, aos 21 minutos do 2º tempo, no jogo com o Cuiabá, na noite de 15 de junho de 2022: “Depois de muita dor e sofrimento, graças a Deus voltei e me sinto feliz com o apoio da família e dos companheiros”. O técnico interino Mario Jorge disse que se sentiu emocionado por promover a volta de Bruno Henrique.

O FLAMENGO DA ESTREIA VITORIOSA: Santos, Wesley, Fabricio Bruno, Leo Pereira e Ayrton Lucas; Tiago Maia (Igor Jesus), Gerson e Everton Ribeiro (Victor Hugo); Mateus França (Marinho), Gabriel (Pedro) e Cebolinha (Bruno Henrique). O time volta ao Maracanã 4ª feira (19), para o 2º jogo da fase de grupos da Libertadores com o Ñublense, do Chile. O próximo jogo do Brasileiro será com o Internacional, domingo (23), às 11 horas, na Arena Beira Rio, em Porto Alegre.

O TÉCNICO PORTUGUÊS Antonio Oliveira, do Coritiba, teve um gesto bonito, ao se dirigir a Bruno Henrique, à margem do gramado, com votos de bom retorno. Ele era o técnico do Cuiabá no jogo em que o atacante do Flamengo torceu o joelho, ao cair de mau jeito, após disputa com o zagueiro Marllon, sem culpa alguma no lance. 15º em 2022, com 12 vitórias em 38 jogos, o Coritiba perdeu 20 jogos e teve saldo negativo de 21 gols (39 a 60). Terá que melhorar muito em 2023.

Foto: Paula Reis / CRF