Escolha uma Página

O Santos deitou e rolou na noite deste primeiro sábado de setembro no Maracanã, ao confirmar o Vasco como melhor freguês dos paulistas no Brasileirão 2018. O Vasco já havia perdido do Palmeiras (1 x 0), do São Paulo (2 x 1) e do Corinthians (4 x 1), antes dos 3 x 0 do Santos. A terceira derrota, no primeiro jogo em que não fez gol como mandante, deixou o Vasco em décimo sexto e só três pontos à frente da Chapecoense, que abre o grupo dos quatro últimos com 21.

Gabriel, autor dos três gols, levou o Santos a subir seis posições e chegar ao nono lugar com 27 pontos. Dos 10 gols que fez, agora dividindo a artilharia com Pedro, do Fluminense, seis foram marcados em nove jogos, desde que Cuca assumiu o time. O Santos começou a ganhar logo aos quatro minutos, quando Gabriel aproveitou a bola atrasada por Dodô da linha de fundo. Na volta do intervalo, ele fez os outros dois gols, aos 21 e aos 36, em jogadas do paraguaio Derlis Gonzalez.

INÉDITA – A vitória do Santos foi a primeira sobre o Vasco, no Maracanã, desde a criação do Campeonato Brasileiro em 1971, após quatro derrotas e seis empates, o último (2 x 2) em 2013. Vasco e Santos fizeram o jogo histórico da inauguração do estádio de São Januário – Santos 5 x 3 -, em 21 de abril de 1927. Durante 23 anos foi o maior estádio do Rio, até o Maracanã ser construído para a quarta Copa do Mundo em 1950.

CAMPANHA – Foi a terceira vitória consecutiva do Santos, com seis jogos sem perder e cinco sem sofrer gol. Das sete vitórias, apenas a segunda como visitante, após cinco derrotas e quatro empates. A primeira vitória do Santos, no Maracanã, neste campeonato, foi a de 1 x 0 sobre o Fluminense, dia 13 de junho, na décima segunda rodada. Fora de casa, o time havia perdido do Bahia (1 x 0), Grêmio (5 x 1), São Paulo (1 x 0), Atlético Paranaense (2 x 0) e Atlético Mineiro (3 x 1).

MUITO RUIM – Quem diz que o time do Vasco é muito ruim, não sou eu, é a campanha que realiza: 6 vitórias, 6 empates, 9 derrotas e o saldo negativo de sete gols, com 25 marcados e 32 sofridos. O Vasco é o único time que não conseguiu vencer como visitante! Em certos jogos, o desempenho individual e coletivo beira o ridículo, com marcação, passes e finalizações sem o mínimo de qualidade.

VAIAS DE SEMPRE – As vaias e os coros de time sem vergonha voltaram a se repetir na noite deste sábado (1). O time do Vasco tem o direito de se queixar do que quiser, menos de falta de apoio. Os torcedores estão presentes – 31.666 pagantes -, mas a paciência tem limite. O quarto rebaixamento está se aproximando cada vez mais, mesmo que o Vasco conte com a ajuda dos inofensivos Ceará e Paraná, sem forças para sair das últimas posições.

O QUE RESTA – O Vasco só tem mais sete jogos como mandante: Flamengo, Bahia, Cruzeiro, Internacional, Atlético Paranaense, São Paulo e Palmeiras. E vai jogar fora com América Mineiro, na próxima quinta (6), Vitória, Paraná, Botafogo, Sport, Fluminense, Grêmio, Corinthians e Ceará (última rodada). Mais o jogo com o Santos, adiado da terceira rodada do turno, em abril, e que será no próximo dia 27, no Pacaembu.

foto: Thiago Ribeiro/AGIF/via UOL