Foto: Ivan Storti/Santos FC

O Santos tentava a reabilitação após quatro derrotas consecutivas. O Botafogo queria chegar à quinta vitória seguida, mas o 1 x 1 da noite desta quarta (20), na Vila Belmiro, impediu que os times avançassem no objetivo de voltar à Libertadores. A vaga de ambos em 2019 só poderá ser na Sul-Americana, com o Botafogo mantendo o nono lugar com 48 pontos e o Santos o décimo com 47, embora possa ser alcançado nesta quinta (21) pelo Bahia (44), se vencer o Fluminense, em Salvador. Ambos ficariam com 12 vitórias, mas o Santos tem vantagem no saldo de gols.

APÓS TRÊS MESES – O primeiro tempo foi muito ruim, sobretudo da parte do Botafogo, bem abaixo das últimas atuações. O Santos aproveitou uma das raras chances para sair em vantagem para o intervalo, com o gol de Rodrygo, aos 35, que se apresentará em janeiro ao Real Madrid. Rodrygo chutou da pequena área e aproveitou o rebote do goleiro Gatito para marcar, o que não acontecia desde 18 de agosto, quando o Santos venceu o Sport (3 x 0), na décima nona rodada.

EMPATE JUSTO – O Botafogo rendeu mais no segundo tempo e conseguiu o empate aos 15, com o gol de Brener, após falta cobrada pelo chileno Leo Valencia – o melhor do jogo -, na pequena área. O técnico Zé Ricardo fez três substituições – Renatinho, aos 26, no lugar de Leo Valencia; Kieza, aos 29, saindo Brenner, e Pimpão, aos 34, no lugar de Erik – e o Botafogo apresentou ligeira melhora, mas não o suficiente para conseguir a virada. No último lance, aos 49, um susto: o lateral Marcinho, do Botafogo, cabeceou contra a própria trave, mas a bola saiu.

EXPULSÃO – O árbitro Heber Roberto Lopes, da Federação Catarinense, chegou a mostrar o cartão vermelho, direto, para Gabriel, artilheiro do Brasileirão 2018, após um lance com o meia Leo Valencia. Mas, depois de falar com seu assistente, fez sinal de mudança na decisão e só mostrou o cartão amarelo para o atacante do Santos. O árbitro chegou a admitir que Gabriel tinha dado uma cotovelada em Valencia, o que de fato não aconteceu. R$64.715,00. 3.620 pagantes.

EM 18 JOGOS na Vila Belmiro, sexto empate do Santos, que venceu oito e perdeu quatro. Como visitante, o Botafogo conseguiu o quinto empate e só ganhou três jogos, perdendo dez.

O SANTOS realizará sábado (24), às 20 horas, o último jogo do ano na Vila Belmiro, com o Atlético Mineiro. Na última rodada, com todos os jogos no domingo (2 de dezembro), o Santos enfrentará o Sport, na Ilha do Retiro, no Recife. O Botafogo jogará na próxima segunda (26) com o Paraná, no estádio Nilton Santos, e a despedida do campeonato será com o Atlético Mineiro, no estádio Independência, em Belo Horizonte.