O San Lorenzo venceu a Universidad do Chile por 2 x 0 na noite de ontem (17), no estádio Nuevo Gasometro, em Buenos Aires, e decidirá a vaga na fase de grupos da Libertadores com o Santos, que eliminou o Deportivo Lara, da Venezuela. Santos e San Lorenzo só se enfrentaram quatro vezes – dois amistosos e dois jogos da Copa Sul-Americana -, a última em 11 de outubro de 2006, na Vila Belmiro, onde o Santos, treinado por Vanderlei Luxemburgo, venceu (1 x 0) após perder (3 x 0) em Buenos Aires. 

O PRIMEIRO San Lorenzo x Santos foi em 28 de março de 1954, em La Plata, com empate (3 x 3), e o segundo jogo, também amistoso, só 23 anos depois, com vitória (1 x 0) do Santos, na Vila Belmiro. Os dois jogos seguintes, pela Copa Sul-Americana, em 2006, foram em 27 de setembro, com o San Lorenzo ganhando (3 x 0), no estádio de La Plata, e em 11 de outubro, com o Santos vencendo (1 x 0). Bom lembrar: na Libertadores 2020, o Santos eliminou o Boca (0 x 0 na Argentina, 3 x 0 na Vila).

NOS 2 x 0 DO SAN LORENZO sobre a Universidad do Chile, na noite de ontem (17), no estádio Nuevo Gasometro, em Buenos Aires, os gols foram de jogadores que atuaram no Brasil: o atacante argentino Franco Di Santo, de 31 anos, campeão mineiro pelo Atlético em 2020, fez 1 x 0 aos 13, e o paraguaio Romero, de 28 anos, fez 2 x 0, aos 14 do segundo tempo. Romero é o estrangeiro que mais jogou pelo Corinthians (222 vezes), e o artilheiro da Arena Corinthians, com 27 gols, entre 2014 e 2019. 

OUTRO CHILENO eliminado na noite de ontem (17) foi o time da Universidad Católica, que só empatou (2 x 2) com o Libertad, no estádio Defensores del Chaco, em Assunção. O time paraguaio havia vencido (1 x 0) o jogo de ida em Santiago. Na Colômbia, o Junior de Barranquilla também passou à terceira fase da Libertadores, ao vencer (3 x 1) o Deportivo Caracas, da Venezuela.

O GRÊMIO também aguarda que a Confederação Sul-Americana marque as datas dos jogos com o Independiente del Valle, do Equador, que eliminou a Union Espanhola, do Chile. A classificação do Grêmio foi tranquila nos confrontos com o Ayacucho, do Peru: 6 x 1 na Arena Grêmio, e 2 x 1, de virada, no Estádio Olímpico Atahualpa, em Quito, porque o estádio Cumatá, do Ayacucho, clube do Sul do Peru, está em obras. 

SORTEIO – Será na sede da Confederação Sul-Americana de Futebol, em Luque, cidade paraguaia a 15 km da capital Assunção, o sorteio da fase de grupos da Libertadores 2021, na noite da sexta-feira, 9 de abril. Trinta e dois times estarão divididos em oito potes, com o Palmeiras, atual campeão e quarto do ranking, no pote 1 com Flamengo, sexto do ranking, e o São Paulo, décimo terceiro. Internacional e Atlético Mineiro no pote 2, e o Fluminense no pote 3. Grêmio e Santos dependem de classificação na última fase da pré-Libertadores.

Foto: Acervo HIstórico do Santos