Escolha uma Página

A mensagem de Pelé, pedindo a Deus que abençoasse o time, aumentou a motivação dos jogadores do Santos, que fizeram a melhor exibição de 2020 e conseguiram a classificação para as semifinais da Libertadores, o que não acontecia desde 2012, com a goleada (4 x 1) sobre o Grêmio, na noite desta quarta (16), na Vila Belmiro. O atacante Kaio Jorge, de 18 anos, fez 1 x 0 logo aos 11 segundos e passou a ser o autor do quinto gol mais rápido da história de 60 anos da Copa Libertadores da América.

OS CINCO MAIS – O gol mais rápido da Libertadores foi do atacante peruano Felix Suarez, hoje aos 67 anos, marcado aos seis segundos, na vitória (3 x 0) do Alianza Lima sobre o Independiente Santa Fé, da Colômbia, em 1976. O segundo gol mais rápido, aos sete segundos, foi o do atacante paraguaio Alfredo Mendoza, hoje aos 57 anos, na vitória do argentino Newell’s Old Boys sobre o chileno Colo-Colo, em 1992.

POR UM SEGUNDO – O terceiro gol mais rápido, aos oito segundos, foi o do meia argentino José Sosa, hoje aos 35 anos, na vitória do Estudiantes de La Plata sobre o Alianza Lima, em 2010. O quarto gol mais rápido da Libertadores, em 1989, foi o do atacante uruguaio, naturalizado venezuelano, Carlos Maldonado, hoje aos 57 anos, na vitória do Deportivo Táchira sobre o Marítimo, também da Venezuela.

QUINTO AOS 11 SEGUNDOS – Na noite desta quarta (16), na Vila Belmiro, Kaio Jorge fez o primeiro gol do Santos, nos 4 x 1 no Grêmio, aos 11 segundos, após driblar o goleiro Vanderlei e ficar quase sem ângulo, aproveitando a bola mal atrasada do meia Jean Pyerre para o zagueiro David Braz. Pernambucano de Olinda, Kaio Jorge tem 18 anos e formou-se na base do Santos desde os 10 anos. Considerado um prodígio, estreou no sub-20 aos 15 anos, tornando-se o sexto mais jovem a estrear no time principal, em setembro de 2018, quando substituiu Bruno Henrique, hoje no Flamengo, no jogo com o Athletico Paranaense.

BOM DIZER – O meio-campo uruguaio Santiago Rodriguez, de 20 anos, marcou na noite de 5 de março de 2020, no estádio Alejandro Villanueva, em Lima, o gol da vitória (1 x 0) do Nacional, de Montevidéu, sobre o Alianza Lima, logo aos 11 segundos, deixando perplexos os torcedores peruanos. Santiago Rodriguez já foi negociado por 3.500 mil dólares – R$20 milhões – com o Manchester City, que vai emprestá-lo a outro clube, a fim de que ganhe experiência.

MUITO FÁCIL – Com facilidade, o Santos fez 2 x 0 no primeiro tempo. Depois do gol de Kaio Jorge aos 11 segundos, Marinho marcou o segundo, aos 16, após triangulação com Sandry e Lucas Braga. Vice-artilheiro do Campeonato Brasileiro com 14, Marinho chegou aos 21 gols em 2020, igualando sua marca de 2016 no Vitória da Bahia. Na volta do intervalo, Kaio Jorge fez 3 x 0 aos 9, tornando-se artilheiro do time na Libertadores com cinco gols.

SEM REAÇÃO – O muito que o Grêmio conseguiu foi o gol do meia Thaciano, aos 36, completando de cabeça o cruzamento de Ferreira, mas três depois, o volante Laercio, também de cabeça, após cruzamento de Jean Mota, estabeleceu a goleada (4 x 1). Do lado de fora da Vila Belmiro, torcedores do Santos soltaram muitos foguetes. Eles haviam ornamentado as arquibancadas com bandeiras e fotos dos ídolos Pelé, Carlos Alberto Torres, Gilmar, Pepe, Coutinho, Clodoaldo e também do técnico Lula.

JOHN VICTOR, Madson, Lucas Veríssimo, Luan Peres e Felipe Jonatan (Wagner Leonardo); Alison (Laercio), Sandry e Jobson (Guilherme Nunes); Marinho (Jean Mota), Kaio Jorge (Marcos Leonardo) e Lucas Braga – o time do técnico Cuca, nos 4 x 1 sobre o Grêmio, que não conseguiu chegar à quarta semifinal consecutiva da Libertadores. Em 10 jogos, sétima vitória do Santos, que empatou dois jogos e só perdeu um jogo. Na semifinal, adversário argentino: Boca Juniors ou Racing.

RACING VENCE BOCA – O Racing, que eliminou o Flamengo nos pênaltis, após dois 1 x 1, será o adversário do Santos na semifinal da Libertadores, se empatar com o Boca Juniors na próxima quarta (23), no estádio da Bombonera, porque venceu (1 x 0) o jogo da noite de ontem (16), em seu estádio El Cilindro. O gol foi do atacante paraguaio Lorenzo Melgarejo, de 30 anos, 1,78m, aos 14 do segundo tempo, completando de cabeça o cruzamento do lateral chileno Eugenio Mena, de 32 anos.

Foto: Ivan Storti/Santos FC