O SANTOS VOLTOU A VENCER, após duas derrotas e quatro empates, e com a virada por 2 x 1 sobre o Juventude, na abertura da 12ª rodada, na noite de ontem (14), subiu do 10º para o 6º lugar. Com 17 pontos, o Santos ultrapassou América Mineiro (10º) e Fluminense, com 14 (caiu de 8º para 9º); Coritiba, com 15 (caiu de 7º para 8º), e tirou o 6º lugar do Atlético Mineiro (7º, com 17) no saldo de gols (5 a 3).

EM NOITE MEIO CHUVOSA e com temperatura de oito graus no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, maior cidade da Serra Gaúcha, o Juventude abriu o placar aos 26 minutos com o gol do atacante paulistano Ricardo Bueno, mas saiu para o intervalo com menos um. O meia Yuri, emprestado pelo Fluminense, foi expulso pelo árbitro paranaense Rodolfo Toski Marques, aos 47, por um carrinho no meia equatoriano Jhojan Julio.

O ZAGUEIRO EDUARDO BAUERMANN, gaúcho de 26 anos, empatou aos 13, e o gol da virada do Santos, na primeira vitória como visitante, foi de Marcos Leonardo, aos 32 minutos, artilheiro do time em 2022, com 12 gols em 29 jogos. Baiano de Itapetinga, ele foi o artilheiro do Torneio Internacional que a seleção sub-20 ganhou domingo (12), no Espírito Santo, onde marcou quatro gols no 7 x 0 da decisão com o Uruguai.

MARCOS LEONARDO, de 20 anos, é o principal artilheiro das seleções brasileiras de base, com 18 gols, além de se destacar com assistências. O técnico argentino Fabian Bustos, ex-meia de 53 anos, não contou com Marcos Leonardo nos empates em 1 x 1 com Internacional e Atlético Mineiro, e após a primeira vitória fora de casa, ressaltou a importância do atacante: “Penso que ficará pouco no Santos”.

O SANTOS HAVIA VENCIDO PELA ÚLTIMA VEZ na 5ª rodada, 4 x 1 no Cuiabá, em 8 de maio. Depois disso, sofreu duas derrotas por 1 x 0 para Goiás e Palmeiras, e empatado com Ceará (0 x 0), Internacional e Atlético Mineiro (1 x 1) e Athletico Paranaense (2 x 2). Penúltimo com 10 pontos, o Juventude sofreu a 6ª derrota, 3ª sem fazer gol, marcou 11 gols e tem a defesa mais vazada (21), com saldo negativo de 10 gols. O técnico Eduardo Baptista, de 50 anos, filho do ex-técnico Nelsinho Baptista, está sob ameaça.

Foto: Rádio Jornal UOL