O Santos saiu em vantagem para o intervalo, levou a virada do Palmeiras em oito minutos, conseguiu evitar a derrota, mas terminou 2020 sem ganhar nenhum clássico paulista, em 2 x 2 justo, na noite deste primeiro sábado (5) de dezembro, na Vila Belmiro, onde o apagão atrasou o início do segundo tempo. O Palmeiras foi para o quarto lugar e o Santos para o quinto, ambos com 38 pontos, e o Internacional, com 37, precisa vencer o Atlético Mineiro, neste domingo (6), para voltar ao quarto lugar.

QUATRO GOLS – O volante Diego Pituca fez o gol do primeiro tempo, aos 38, completando cruzamento de Kaio Jorge. Na volta do intervalo, o Palmeiras virou em oito minutos: Raphael Veiga, aos 10, converteu o pênalti que Lucas Veríssimo cometeu com o braço, e Willian, que ia ser substituído, pediu para sair depois do escanteio de Mayke, e fez a virada aos 18. Oito minutos depois, Marinho estabeleceu o empate final, aos 26, com chute forte e rasteiro, fora do alcance do goleiro Weverton.

JOHN VICTOR, Pará, Lucas Veríssimo, Luan Peres e Felipe Jonatan (Laercio);  Diego Pituca, Alison (Vítor Balieiro) e Soteldo; Marinho, Kaio Jorge e Lucas Braga (Bruninho). Técnico – Cuca. O Santos é quinto com 38 pontos em 24 jogos – 10 vitórias, 8 empates, 6 derrotas, saldo de 7 gols (36 a 29) – e não terá o zagueiro Lucas Veríssimo e o volante Diego Pituca, suspensos pelo terceiro cartão amarelo, no próximo jogo, domingo (13), com o Flamengo, no Maracanã.

PALMEIRAS – Weverton, Mayke, Luan, Alan Empereuer (Kuscevic) e Matias Viña; Emerson Santos, Zé Rafael, Raphael Veiga e Lucas Lima (Breno Lopes); Gabriel Veron e Willian (Gabriel Silva). Técnico – Vítor Castanheira. O Palmeiras é quarto com 38 pontos em 23 jogos – 10 vitórias, 8 empates, 5 derrotas, saldo de 10 gols (33 a 23) – e não terá o volante Emerson Santos e o meia Lucas Lima, suspensos, no próximo jogo, sábado (12), com o Bahia, no Allianz Parque, em São Paulo.

SETE CARTÕES – Cada time três advertidos com cartão amarelo: o meia-atacante Soteldo, do Santos, não estava pendurado, mas o zagueiro Lucas Veríssimo e o volante Diego Pituca receberam o terceiro cartão e estão fora do próximo jogo, domingo (13), no Maracanã, com o Flamengo. No Palmeiras, o volante Emerson Santos foi expulso e o meia Lucas Lima está suspenso pelo terceiro amarelo. O lateral Mayke, também advertido, não estava pendurado. Boa atuação do árbitro paulista Flavio de Souza.

LIBERTADORES – Antes da rodada 25 do Brasileiro, os times disputarão os jogos de ida das quartas de final da Libertadores. O Palmeiras, terça (8), em Assunção, com o Libertad, do Paraguai, com arbitragem do argentino Fernando Rapallíni, e o Santos, quarta (9), em Porto Alegre, com o Grêmio, em jogo a ser apitado pelo paraguaio Juan Benitez.

Foto: Metrópolis