Escolha uma Página

O SANTOS VENCEU O FLAMENGO por 3 x 0 na abertura do Campeonato Brasileiro Feminino, na noite de ontem (24), na Vila Belmiro, com atuação destacada da atacante paulista Cristiane, aos 37 anos, ainda uma das melhores do mundo. Ela fez o 3º gol, aos 8 do 2º tempo, completando de cabeça o cruzamento de Bia Menezes.

DE VOLTA AO SANTOS, onde ganhou a Copa do Brasil de 2009 e a Libertadores de 2009 e 2010, Cristiane tornou-se nos Jogos Olímpicos Rio 2016 a maior artilheira, independente do gênero, com 14 gols. Ela superou o francês Just Fontaine, maior artilheiro das 22 Copas do Mundo, com 13 gols, na 6ª Copa do Mundo em 1958.

O BRASILEIRO FEMININO de 2023 tem a participação de 16 equipes, e entre as mais fortes, a do Corinthians, tetracampeã, que estreia hoje (25) com o Ceará, duas semanas após ganhar a Supercopa do Brasil de 2023, goleando o Flamengo por 4 x 1, diante de quase 50 mil torcedores na bela Arena Corinthians.

O PALMEIRAS, campeão paulista e da Libertadores feminina de 2022, também investiu, contratando as goleiras Alícia Bobadilla (argentina) e Alícia Tapia (titular da seleção paraguaia); as meias paraguaias Rosa Miño e Ramona Martinez, e as atacantes Yamila (argentina) e Letícia Santos, ex-Fluminense e PSV da Holanda.

SANTOS 3 x 0 FLAMENGO foi bem apitado pelo paulistana Marianna Nanni Batalha, de 30 anos, que só fez uma advertência com cartão amarelo. O Santos já saiu para o intervalo com 2 x 0, gols da lateral-direita estreante baiana Fabi Simões e da meia paulista Thaís Guedes, a Thaisinha. Com entrada franca, 2 mil torcedores na Vila.

DAS 16 EQUIPES, só três são dirigidas por mulheres: Lindsay Camila, paulista de 40 anos, 1ª técnica campeã da Libertadores com a Ferroviária, de Araraquara, em 2020; a catarinense Carine Bossetti, de 31 anos, ex-técnica do Napoli, e a ex-meia Jessica de Lima, paulista de 41 anos, ex-assistente da seleção brasileira sub-20.

O FLAMENGO, único do Rio no Brasileiro Feminino, é dirigido pelo português Luis Filipe Andrade, lisboeta de 48 anos, ex-coordenador do Benfica. O clube contratou as meias paraguaias Fabíola Sandoval, de 23 anos, e Fany Gauto, de 30; a atacante uruguaia Belén Aquino, de 21, e a zagueira pernambucana Thaís Regina, de 23.

OUTROS JOGOS DA 1ª RODADA: hoje (25), Internacional x Athletico Paranaense, São Paulo x Bahia, Cruzeiro x Grêmio, Palmeiras x Real Ariquemes, Avaí x Real Brasilia, Corinthians x Ceará, e 2ª feira (27), Atlético Mineiro x Ferroviária, 2º jogo com a nova iluminação do Mineirão, que será inaugurada hoje (25) no clássico Atlético x América da 7ª rodada.

A COPA DO MUNDO Feminina é disputada nos anos ímpares, sempre um ano após a Copa masculina, e a Prefeitura do Rio dará suporte à CBF para promover a Copa de 2027. A de 2023, primeira com 32 seleções, será na Austrália e na Nova Zelândia, que fará o jogo de abertura com a Noruega, dia 20 de julho, no Eden Park, em Auckland, maior cidade do país, embora a capital seja Wellington.

Foto: Soesporte e oGol