NO REENCONTRO COM O SÃO PAULO, que o venceu na decisão de 2019, o Vasco foi eliminado da Copa São Paulo na noite desta 2ª feira (17) por 4 x 2, depois de estar perdendo por 3 x 0, mas teve despedida honrosa, reagindo e lutando como time grande e de tradição. Foi a única derrota em sete jogos do time da maior goleada (12 x 0) da edição 2022, perdendo a segunda maior invencibilidade após 21 jogos. O São Paulo jogará com o Cruzeiro nas quartas de final.

O SÃO PAULO FOI BEM SUPERIOR no 1º tempo e abriu o placar logo aos 4 minutos com o gol de cabeça de Gabriel Maioli, paulistano de 19 anos, formado no clube desde o sub-13. Ele ficou 2019 inteiro recuperando-se de cirurgia no joelho, e só voltou no início de 2021. Maioli fez o 2º gol aos 22 minutos e o Vasco poderia ter diminuído a diferença aos 32, com Figueiredo subindo bem, mas cabeceando mal, e com chute forte aos 34, em boa defesa do goleiro Young.

O GOLEIRO CADU, SEM CULPA NOS GOLS, evitou o terceiro do São Paulo aos 40, em cabeçada forte de Luis Henrique. O São Paulo ampliou a vantagem com o 3º gol de Talles Wander aos 32, mas o Vasco reagiu com o belo gol de Figueiredo, matando no peito, sem deixar que a bola tocasse no campo, encobrindo o goleiro aos 37. Andrey marcou o 2º gol aos 39, mas o São Paulo consolidou a vitória e a classificação com o gol de Vitinho, com chute rasteiro, aos 45 minutos.

SÃO PAULO 4 x 2 VASCO, no estádio Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul, município a 13 km da capital paulista, foi jogo limpo, com faltas comuns. O São Paulo, do técnico Alex, ex-meia campeão no Palmeiras e no Cruzeiro, disputará  as quartas de final, 4ª (19) com o Cruzeiro, que goleou o Desportivo Brasil por 4 x 1. O vencedor jogará nas semifinais com Palmeiras, que eliminou o Internacional por 2 x 1, ou com outro paulista, o Oeste, que eliminou o Canaã, da Bahia, por 3 x 2. 

30 ANOS SEM COPINHA – Com a eliminação, o Vasco completou 30 anos sem Copinha, que ganhou pela única vez em 1992, ao vencer o São Paulo por 5 x 3 nos pênaltis, depois de 1 x 1. No entanto, o Vasco teve boa participação em 2022, com Cadu, Galvão (Saulo), Zé Vítor, Vitão e Julião (Rayan); Andrey, Rodrigo e Marlon Gomes (Tavares); Vinícius, Marcos Dias e Figueiredo – a equipe bem dirigida pelo técnico Igor Guerra, que estreou no sub-20 após ganhar o Carioca sub-17.

BOTAFOGO, ÚNICO DO RIO – Com a eliminação do Flamengo, Fluminense e Vasco, o Botafogo é a esperança do futebol carioca no maior torneio de juniores do país. Único do Rio que ainda não ganhou a Copa São Paulo, o Botafogo eliminou o Resende por 5 x 4 nos pênaltis, depois de 1 x 1, e jogará nesta 3ª feira (18), com o América Mineiro, que eliminou o Novorizontino por 5 x 2. O jogo será no estádio José Magalhães, em Jaú, município da região central do estado, a 296 km da capital paulista. Botafogo ou América Mineiro jogará nas semifinais com o vencedor de Mirassol x Santos.

Foto: Lance!