O SÃO PAULO ganhou a Copinha pela quinta vez, igualando-se ao Fluminense e ao Internacional, com a virada sobre o Corinthians por 3 x 2, com três gols de cabeça, no início da tarde deste sábado, em que a maior cidade do Brasil comemora 471 anos de fundação (25 de janeiro de 1554). Com 11 títulos, o Corinthians é o maior vencedor.
DEPOIS DE UM chute de cada time na trave, o Corinthians abriu 2 x 0, com o lateral-esquerdo Denner, de pé direito, aos 33, e o atacante Gui Negão, após estranha assistência de Nicollas, com a nuca, aos 43. O 1º gol do São Paulo foi do atacante Paulinho, de cabeça, após escanteio de Maik.
NA VOLTA DO INTERVALO, o São Paulo fez a virada em quatro minutos, com o zagueiro Andrade, de cabeça, aos 16, e Paulinho, outra vez de cabeça, aos 20. Prêmio de melhor do jogo, Paulinho substituiu Ryan Francisco, artilheiro da Copinha com 10 gols, que cumpriu suspensão pelo acúmulo de cartões.
COM TORCIDA ÚNICA, pela melhor campanha do São Paulo, o Pacaembu foi reinaugurado com 25 mil torcedores, cinco anos depois de Palmeiras 0 x 0 Santos, por coincidência, sábado, 29 de fevereiro de 2020. Antes sob administração da prefeitura, o estádio agora é privatizado e as obras de restauração custaram R$80 milhões.
A FINAL DA COPINHA de 2025 foi a primeira apitada por uma mulher, Marianna Nanni Batalha, de 32 anos, sagitariana de 6 de dezembro de 1992, natural de Caçapava, município a 113 km da capital paulista. Atuação nota 10. Foi a melhor árbitra do Campeonato Paulista Feminino de 2024.
SÉTIMA FINAL do São Paulo com o técnico gaúcho Allan Barcellos, de 32 anos, campeão da Copa do Brasil Sub-20 de 2024 e da Copinha de 2025, após nove anos na base do Grêmio. Em 140 jogos, sua 89ª vitória, desde julho de 2023, vice paulista, brasileiro e da Copa do Brasil Sub-17.
TERCEIRA FINAL da Copinha entre os times, com a segunda vitória do São Paulo, campeão pela primeira vez em 1993, ao vencer (4 x 3), tendo como figura o goleiro Rogerio Ceni, então aos 20 anos; na segunda, em 2004, Corinthians 2 x 0, com Jô, destaque do Corinthians, e Diego Tardelli, do São Paulo.
OS CAMPEÕES da Copinha de 2025: João Pedro, Maik (Raphinha), Lucas Loss (Osório), Andrade e Guilherme Reis; Negrucci, Hugo (Samuel, depois Pedro Ferreira) e Mateus Alves; Lucca (Tetê), Lucas Ferreira e Paulinho (Bezerra).
SÃO PAULO e CORINTHIANS renovarão emoções amanhã (26), pela 4ª rodada do Campeonato Paulista, no estádio do Morumbi, onde disputarão o clássico Majestoso, em confronto de técnicos argentinos: Luis Zubeldia, do São Paulo, ex-meia de 44 anos, e Ramon Diaz, ex-atacante de 65 anos.
Foto: Guilherme Veiga / São Paulo FC e Divulgação/São Paulo